sexta-feira, 24 de julho de 2009

Roberto Leal, um cantor de fé


Roberto Leal é o nome artístico do cantor português António Joaquim Fernandes natural de Trás-os-Montes.

Imigrou para o Brasil em 1962, com os pais e 10 irmãos. Em 1971 inicia sua carreira, com a canção "Arrebita" (original do conjunto António Mafra), e neste mesmo ano tem a sua primeira aparição em Televisão no Programa do Chacrinha.

Em 1972 ganha o prémio de Rei da Juventude Brasileira, do Velho Guerreiro (Chacrinha) e o importante Troféu Globo de Ouro, da TV Globo, entre inúmeros outros.

Protagonizou o filme "O Milagre", que conta sua própria história, com recordes de bilheteira (14 semanas em cartaz no Cine Paissandu).


Como tudo começou

Quando comecei a minha carreira no Brasil, levava na bagagem a infância, as coisas que ouvia na minha aldeia de Vale da Porca em Trás-os-Montes. Levei comigo uma música muito engraçada do grupo António Mafra chamada "Arrebita" e o brasileiro achou aquilo fantástico.

Mas até eu colocar a música cá fora, as coisas foram muito difíceis. Foi uma luta gravar e tocar. Foi preciso um homem de muita coragem chamado Chacrinha, para eu ter a minha grande oportunidade. A partir daí nunca mais parei.


Agradecimento a Barros de Alencar

"Quando  eu chequei aqui fui a todas as gravadoras do Brasil. Todas. E nenhuma me quis porque música portuguesa não dava certo. Então é maravilhoso quando alguém viu e disse que por ser música portuguesa ia dar certo".

Foi o radialista e cantor Barros de Alencar, que foi o seu primeiro empresário, que sugeriu a gravação de "Arrebita".  Os filhos de Alencar eram "loucos" por essa música. E então Alencar insistiu "Canta essa música. Quando criança gosta é porque é sucesso. Vamos gravar ?". 

Links

Videos: Recriação do programa do Chacrinha no filme de 1978 / "Carimbó Português" no Festival de sucessos (1977) da TV Tupi / Programa de Barros de Alencar (1983) / A história de ... (1951-2019) (Almeida Junior Locutor) / "Come Away" (Versão de "Bate o pé" de Jona Lewie) / "Vira Vira" de Mamonas Assassinas (programa do Faustão)  / programa de Ronnie Von


Versões

Ao longo da sua carreira, Roberto Leal gravou diversas versões de temas portugueses, nomeadamente no início da sua carreira:

"Arrebita" (de António Mafra) (em 1971)
"Todos me querem", "O Malhão", "As pernas da Carolina" (Trio Boreal), "Diga o que é" (Alberto Janes) (em 1973)
"Lisboa antiga" e "Grandola, Vila Morena" (em 1974)
"Clarinha" (de António Mafra), "O Bailinho da Madeira" e "Canção do Mar" (em 1975)
"Só Nós Dois" e "Caninha Verde" (em 1976)
Poutpourri "Tiroliro", "Ó Rosa, Arredonda A Saia",  "Lavadeiras de Portugal" (André Popp/Roger Lucchesi), "Chapéu Preto"  (em 1978)
"Lisboa Não Sejas Francesa" e "Milho Verde" (em 1978)
"Tudo isto é Fado" e "Nem às Paredes Confesso" (em 1979)
"Cheira  a Lisboa" (em 1980)
"Coimbra" (em 1981)
"Morrer de Amor" e "O dia em que o Rei fez anos" (ambos de José Cid)  e "Ó Tempo Volta para Trás" (em 1987)

Em 1986 editou o disco "Romantismo de Portugal" com versões de diversos clássicos da música portuguesa.

Homenageou Amália, em 1975, com o tema "Canção para Amália".


Canções com referência a Portugal

"Viagem a Lisboa", "Carimbó Português" e "Madeira Porto Dourado" (em 1975)
"Na casa de um português" e "Trás os montes" (1978)
"Viva Portugal" (1980)
"Virgem de Fátima" e "Festa Portuguesa" (1981)
"O Samba nasceu em Portugal", "Rever Portugal" (de Archimedes Messina) e "Cozido à Portuguesa" (em 1982)
"Férias em Portugual" e "Português sem Passaporte" (1983)
 "Português do Mundo" (1983)
"Agosto em Portugal" (1985)
"Canto a Portugal" (versão de "Canto a Galicia" de Julio Iglesias, em 1988)
"Jovem Lisboa" (1990)

(...)

Versões internacionais

O tema "Bate o pé", da autoria de Roberto Leal e Márcia Lúcia, sua esposa, com inspiração em canções tradicionais portuguesas, foi regravado em 1977 em alemão por Peter Rubin, com o título "Das Nenn' Ich Service", e em inglês, em 1978, por Terry Dactyl And The Dinosaurs & Jona Lewie (antes do sucesso a solo) com o título "Come Away".

Em 1980 foi editado na Holanda a versão de Santos Tavares (que deverá ter origens em Cabo Verde) do tema "Terra da Maria", igualmente da autoria de Roberto Leal e Márcia Lúcia. 



Vira Vira

"Vira-Vira" é uma canção da banda de rock brasileira Mamonas Assassinas, lançada originalmente no seu álbum homónimo de estreia. Foi a 2ª música mais tocada no país no ano de 1995.

“Quando os meninos estouraram com a música eu estava em Portugal. Todo mundo achava que eu ia ficar chateado, que ia processar [por ser um eventual plágio de "Arrebita"]. Meus advogados falaram que eu ganharia um bom dinheiro. Quando cheguei no Brasil vi o país todo cantando, meu próprio filho cantava. Eles me levaram para a nova geração, dando uma dimensão ainda maior do meu trabalho. Me tornei amigo deles”.


Crítica musical

“A Popularidade de Roberto Leal” chega nas lojas hoje, na verdade não é um cd novo e sim um album com as músicas mais populares de Roberto ... eu chorei de rir ... mas é um cd prá la de divertido e alto astral... mesmo não gostando do estilo “jaspion de portugual” adorei o cd... as músicas tem mensagens positivas ... um ritmo animado ... eu acho que até quem não goste do estilo deve pegar pra dar uma ouvida. Afinal não é qualquer um que vende 17 milhões de cópias sem precisar rebolar a bundinha e descer até o chão, passar horas repetindo os refrões como nos axés ou ate mesmo batendo o cabelo como Colapso Calypso. (...)


Sucesso no cinema com “O Milagre - O poder da fé” (1978)

Em 1978 passou por uma experiência única e muito bem sucedida, que foi a sua primeira incursão no cinema. Protagonizou o filme “O Milagre”, que conta sua própria história, com recordes de bilheteira (foram 14 semanas de permanência em cartaz no Cine Paissandu, apenas para citar um exemplo).


Sinopse: "Uma família de feirantes portugueses, radicada no Brasil, vive em (...) sérias dificuldades financeiras. Para agravar a situação, o pai está cego e não pode mais trabalhar para auxiliar no sustento da família. Devoto fervoroso, a grande esperança do pai é conseguir algum dinheiro para ir a Portugal, onde, acredita, recuperará a visão rezando no altar de Santo Ambrósio.

Vivendo de pequenos expedientes, o filho caçula, ajudado por seu amigo Toninho, busca de todas as maneiras conseguir algum dinheiro para que seu pai possa realizar o seu sonho. Mas suas tentativas não resultam em nenhum salto positivo, além de sempre o colocar em situações complicadas. Tentando ser cantor, o rapaz é vítima de exploradores que lhe tiram o pouco que consegue ganhar. Mas mesmo assim, consegue gravar um disco que resulta num grande sucesso. Em pouco tempo, rico e famoso, leva o seu pai a Portugal, onde acontece o milagre". (Extraído do Guia de Filme, 79)


Fâs

Fãs famosos não faltam para o cantor. Entre eles estão o padre Marcelo Rossi, que gravou um "Vira de Jesus", o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e até o técnico brasileiro Luiz Felipe Scolari.

Fontes/Mais informações: página oficial / wikipedia / Ovo colorido / Mundo Universitário / Blog oficial / Cinemateca Brasil  / wikipedia (1) (2) / Revista Quem (16-09-2019) /  Filme completo 








4 comentários:

vilma brasil disse...

Sou brasileira e hj me emocionei vendo Roberto Leal no programa do Luciano Ruk na tv globo, há quanto tempo não há vejo e adoro as músicas dele. que deus abençoe, esse grande cantor, hoje sei o quanto você veio de tão longe para nos alegrar com suas músicas, pois minha linda filha mais nova, se apaixonou por um belo portugues e casou e foi embora, para a cidade do porto, hoje tenho 3 grandes motivos para amar portugal, minha filha, meu genro e Roberto Leal.

Um grande beijo.
Vilma

Anónimo disse...

Lindo Lindo me emocionei tbm hj revendo uma musica de 1975 RAIO X
Me lembro da minha infancia pois aqui so tocava musica Portuguesa ...
Minha querida mãezinha ja falecida era de Tras- os-Montes e sempre convivi com a melodia portuguesa.
Bjussa todos
Léia

fdg disse...

sugiro a seguinte leitura http://timeout.sapo.pt/artigo.aspx?id=324

Everaldo Lourimer disse...

Minha tia queria saber o nome da santa que ele canta