quarta-feira, 22 de julho de 2009

Secos e Molhados, grupo musical brasileiro


Secos & Molhados foi uma banda brasileira, criada pelo cantor e compositor português João Ricardo em 1971 e que tornou célebre o cantor Ney Matogrosso.

Canções do folclore português, como "O Vira" (uma sátira da música folclore portuguesa), misturadas com a poesia de Cassiano Ricardo, João Apolinário, Vinícius de Moraes e Fernando Pessoa, entre outros, fizeram do grupo um dos maiores fenómenos musicais do Brasil do início da década de 70.

Apogeu

No dia 23 de Maio de 1973, o grupo entra no estúdio "Prova" para gravar o seu primeiro disco, que vendeu mais de 300 mil cópias em apenas dois meses, atingindo em pouco tempo um milhão de cópias vendidas.

Os Secos & Molhados tornaram-se um dos maiores fenómenos da música popular brasileira, batendo todos os recordes de vendas de discos e público.

Após o fim do grupo Secos & Molhados, e de sucessos como "Rosa de Hiroxima" e "O Vira", os três membros seguiram carreiras a solo, com destaque para o sucesso de Ney Matogrosso.

João Ricardo

João Ricardo nasceu em Arcozelo em 21 de Novembro de 1949. É filho do poeta e jornalista João Apolinário Teixeira Pinto falecido em 22 de Outubro de 1988.

Tinha quatorze anos quando começou a se envolver com música brasileira. Com a mudança para o Brasil em 1964, para onde o seu pai se exilara, depara-se com a efeverscência musical do país e com o começo da Jovem Guarda, tendo composto entre os 17 e os 18 anos algumas das canções que se viriam a tornar clássicos dos Secos & Molhados.

Após o fim dos Secos & Molhados, João Ricardo lançou em 1975 um disco homónimo, mais conhecido por Pink Record.

João Ricardo adquiriu os direitos de autor do nome Secos & Molhados, tendo reactivado o grupo em 1978, mas sem o sucesso de outrora.

Poemas de João Apolinário musicados pelo grupo

João Apolinário: poeta, jornalista, antifascista, exilou-se no Brasil onde permaneceu vários anos. Nasceu em 1924 e morreu em 1988, na lindíssima vila de Marvão onde existe uma placa a assinalar que ali viveu e morreu.

"A Primavera nos Dentes" - (Morse de Sangue);
"Urgente...Mais Flores" ou "A Luta Necessária" – (Morse de Sangue);
"Sei (Eu sei)" - (Poeta Descalço);
"Doce Doçura" - (Poeta Descalço);
"Os metálicos Senhores Satânicos" - (Poeta Descalço);
"Minha namorada" - (Poeta Descalço);
"Angústia" - (Poeta Descalço);
"Vôo" - (Primavera de Estrelas);
"Flores Astrais" - (Primavera de Estrelas);
"Amor" - (Poeta Descalço).

Fontes: wikipedia, uol, guedelhudos (ié-ié), gin tonic

1 comentário:

Captomente disse...

Boas. Descobri o seu blog através de uma pesquisa no Google e estou a achá-lo fenomenal!

Queria apenas deixar o meu agradecimento pelo seu empenho e dedicação. Tem um blog muito bom e interessante! Parabéns.

Cumps.