sexta-feira, 3 de outubro de 2008

“Ironbound/Fancy Poultry” (1987) de Suzanne Vega e "Murmúrios Urgentes (1994)



Ironbound é o nome de uma zona de Newark (New Jersey) onde reside uma grande comunidade portuguesa. A cantora norte-americana Suzanne Vega incluiu no seu álbum “Solitude Standing” a canção “Ironbound/Fancy Poultry”.

“tinha visto algumas mulheres portuguesas na zona de Newark, conhecida por Ironbound, em New Jersey, perto do local onde moro [do outro lado do rio para quem vive em Nova York], e elas pareceram-me muito bonitas e femininas e isso fez-me sentir como se estivesse muito longe, num lugar romântico e acolhedor como Portugal."

O livro “Murmúrios Urgentes” de Fátima Castro Silva, antiga colaboradora do jornal Blitz, é dedicado à cantora norte-americana, incluindo entrevistas e traduções das suas letras.

Video (início: 3 min 44 seg)


Excerto da letra (tradução):

“Na secção de Ironbound
Perto da Avenida L
Onde as mulheres portuguesas
Vêm ver o que está à venda.”



“Murmúrios Urgentes” - Depoimento de Manuel Hermínio Monteiro (Assírio & Alvim)

“É um livro muito especial e com uma história. É como se o observador e o observado escrevessem uma só imagem que não seria de espelho por não ser melhor e mais verdadeira. É como as obras de piano para quatro mãos.

A explicar: Fátima Castro Silva gostou de Suzanne Vega. Entrou em contacto com ela. Ela respondeu. A Fátima propôs-lhe um livro. Ela disse-lhe que sim. Começaram a trabalhar. Suzanne Vega entusiasmou-se. Encontram-se em Lisboa, em Londres, em Madrid e finalmente com bastante mais demora em Nova Iorque. Tomaz Rêde fotografou.

A autora de 99.9 Fº faz sugestões. Entrega inéditos da adolescência. Fotografias de miúda. Dialoga com a Fátima, intervém na construção do livro. Acrescenta-lhe novos dados, outras fotografias. Sabei que este não é como os outros livros, nem sequer como os da mesma colecção. É um livro muito especial que revela a surpreendente personalidade de Suzanne Vega. Não chegou a ser subsidiário das suas cantigas. Quem o ler vai gostar muito. […]”


Regravação em 2017

“Ironbound/Fancy Poultry”  foi incluído no álbum "Close-Up, Vol. 2: People & Places" que consiste em regravações do repertório da cantora norte-americana.


Impressões de Portugal

Em Portugal, onde chegou a ser apelidada de "a menina da rádio", o impacto deste álbum ["Solitude Standing" de Suzanne Vega ficou sublinhado pela sua visita ao Palácio de Belém em 1988, a convite do Presidente da República Mário Soares.

Numa entrada do seu diário, datada de dezembro de 1993 e publicada em 2000 no seu website (incluída no livro "The Passionate Eye: The Collected Writings of Suzanne Vega"), a cantora americana recorda o momento, que descreve como inesperado.

Neste texto intitulado "Impressões de Portugal", Suzanne Vega partilha as memórias que guarda de Portugal e dos portugueses, sem esquecer a amabilidade de Mário Soares. "Fui convidada, em 1988, para visitar o Presidente Soares no seu Palácio, o que me surpreendeu porque não estou habituada a este tipo de convites de alta importância", escreveu a artista, acrescentando ainda que "o Presidente foi muito amável, mas não falávamos a língua um do outro. Sorrimos muito".


"Fui com um representante da minha editora, o meu namorado e o meu manager", prossegue o desfile de memórias. "Sentámo-nos uns ao lado dos outros, conversámos durante alguns minutos, tirámos fotografias e depois levantámo-nos e começámos a vaguear pelo palácio, que é tão bonito que parece um museu". Ainda neste registo, Vega refere-se à forma como o público português a recebia, então, nos concertos.

Sobre "Ironbound/Fancy Poultry", música presente em "Solitude Standing" e que começa com uma referência às mulheres portuguesas, a cantora americana nota o seguinte: "Quando toco esse tema, as oito mil pessoas presentes na assistência, seja em Lisboa, Porto ou Cascais, aplaudem, gritam, cantam comigo e, felizes, levantam os braços e festejam".

Fonte: Blitz


Mais informações sobre a ligação a Portugal: The Wandrinstar (David Furtado) + Site oficial 

1 comentário:

blogger disse...

http://www.suzannevega.com/impressions-of-portugal-by-suzanne-vega/