sexta-feira, 3 de outubro de 2008

“Ironbound/Fancy Poultry” (1987) de Suzanne Vega e "Murmúrios Urgentes (1994)


Ironbound é o nome de uma zona de Newark (New Jersey) onde reside uma grande comunidade portuguesa.

A cantora norte-americana Suzanne Veja incluiu no seu álbum “Solitude Standing” a canção “Ironbound/Fancy Poultry”.

O livro “Murmúrios Urgentes” de Fátima Castro Silva dedicado à cantora inclui entrevistas e traduções das suas letras.

Video (início: 3 min 44 seg)

Excerto da letra (tradução):

“Na secção de Ironbound
Perto da Avenida L
Onde as mulheres portuguesas
Vêm ver o que está à venda.”

Entrevista:

“tinha visto algumas mulheres portuguesas na zona de Newark, conhecido por Ironbound, em New Jersey, perto do local onde moro, e elas pareceram-me muito bonitas e femininas e isso fez-me sentir como se estivesse muito longe, num lugar romântico e acolhedor como Portugal."

Depoimento (Manuel Hermínio Monteiro)

“É um livro muito especial e com uma história. É como se o observador e o observado escrevessem uma só imagem que não seria de espelho por não ser melhor e mais verdadeira. É como as obras de piano para quatro mãos.

A explicar: Fátima Castro Silva gostou de Suzanne Vega. Entrou em contacto com ela. Ela respondeu. A Fátima propôs-lhe um livro. Ela disse-lhe que sim. Começaram a trabalhar. Suzanne Vega entusiasmou-se. Encontram-se em Lisboa, em Londres, em Madrid e finalmente com bastante mais demora em Nova Iorque. Tomaz Rêde fotografou.

A autora de 99.9 Fº faz sugestões. Entrega inéditos da adolescência. Fotografias de miúda. Dialoga com a Fátima, intervém na construção do livro. Acrescenta-lhe novos dados, outras fotografias. Sabei que este não é como os outros livros, nem sequer como os da mesma colecção. É um livro muito especial que revela a surpreendente personalidade de Suzanne Vega. Não chegou a ser subsidiário das suas cantigas. Quem o ler vai gostar muito. […]”

1 comentário:

blogger disse...

http://www.suzannevega.com/impressions-of-portugal-by-suzanne-vega/