sexta-feira, 15 de julho de 2016

Entre Lisboa e Nagasaki no filme "7 gatsu 24 ka dôri no Kurisumasu" ("Christmas na Av. 24 de julho") (2006)


"Christmas na Av. 24 de julho", um título insólito, pelo menos em português. Distinto do significado que tem para o mundo ocidental, o Natal para o povo japonês é apenas uma época romântica. E é nesse ambiente de busca por um relacionamento que a protagonista devaneia.

Baseado na novela homónima de Shuichi Yoshida, este filme decorre em duas cidades distantes entre si, mas que o autor considera serem muito semelhantes - Lisboa e Nagasaki.


A protagonista, uma rapariga que, por influência de um livro de "manga" que vai lendo, imagina estar em Lisboa durante algumas situações, justifica os devaneios da sua imaginação com as muitas e diferentes características que Lisboa e Nagasaki têm em comum - os eléctricos, as colinas, as vielas e, em particular, um candeeiro de iluminação pública que existe, de facto, no centro do Largo das Portas do Sol e que tem um "gémeo" em Nagasaki.

Ao longo do filme, diversos raccords entre aspectos das duas cidades assinalam a transição da protagonista entre o seu mundo real, Nagasaki, e o seu mundo fantasiado, Lisboa.

Rua Augusta

Vestígios do mundo real lastram o cenário da imaginação.


Rua das Açucenas à Ajuda.

O realizador explora inúmeros planos de eléctricos em diversos locais da cidade, pois eles são o meio de transporte da protagonista também em Nagasaki.



Praça de Luís de Camões numa perspectiva pouco acessível.


Praça da Figueira

Explorando a enorme diversidade de cenários disponíveis



Calçada de São Francisco.


Uma singular perspectiva da Rua da Voz do Operário à Graça.


A Rua da Bica Duarte Belo aparece diversas vezes no decurso do filme e sempre em planos distintos.



Deserto, o Largo das Portas do Sol com uma única "turista".


A igreja de São Vicente de Fora. 


Encontrada a sua paixão, no final do filme a protagonista consegue transportá-la até ao seu mundo imaginado, cada vez mais real.


Talvez por intenção, ou talvez não, a verdadeira Avenida 24 de Julho nunca aparece. Surge aqui junto ao Mosteiro dos Jerónimos.
 

Texto e imagens: Lisboa no cinema (adaptado) 

Sem comentários: