“Tratamento de choque” (ou “Tratamento diabólico”) é um filme de Alain Jessua, com interpretações de Alain Delon e de Annie Girardot, onde se mescla suspense com a crítica social acerca dos emigrantes clandestinos portugueses utilizados como coelhos das índias para roubar-lhes o sangue e satisfazer as senhoras da alta sociedade em seus tratamentos de beleza.
Em 1973, a pretexto do “thriller” de Alain Jessua, Eduardo Lourenço escreveu um texto para o Expresso, que, tendo sido inicialmente censurado, foi publicado em Maio do ano seguinte, já depois da Revolução.
Segundo Eduardo Lourenço, o filme é uma sátira, pouco conseguida, à sociedade burguesa e à sua complacência para com os subprodutos humanos da sua tão desejada sociedade de consumo.
Para o ensaísta português, “Tratamento de Choque” não retrata apenas o modo como a sociedade burguesa cria sub-humanos, ou como os emigrantes pobres (e neste caso, poderíamos dizer, portugueses ou não) são o subproduto de uma sociedade burguesa, capitalista, e de consumo selvagem“.
Jessua elege, assim, o emigrante português como imagem daquele que vive alienado a sua condição. Deixa-se oprimir, resignado, como se para isso estivesse fadado.
Sinopse
Hélène Masson (Annie Girardot) tem uma crise da meia-idade quando é abandonada pelo amante e o seu amigo Jérôme Savignat (Robertt Hirsch) aconselha-a a passar férias na clínica de luxo do Dr. Devilers para fazer um tratamento de rejuvenescimento.
Este tratamento, particularmente eficaz, é administrado a um pequeno círculo de clientes ricos. Estes não se apercebem que os jovens portugueses que constituem, exclusivamente, o pessoal de serviço tem um comportamento algo bizarro e caem como moscas antes de desaparecer misteriosamente.
Hélène é bem recebida e faz amizade com o empregado João (João Pereira Lopes), que é um imigrante ilegal português, aproveitando para praticar o seu conhecimento da língua portuguesa com ele.
Quando o funcionário português tenta pedir ajuda a Hélene e logo desaparece, ela começa a investigar por sua conta.
Este filme representa uma analogia entre a exploração dos imigrantes portugueses em proveito destes privilegiados e o papel do capitalismo que explora os que só sobrevivem vendendo a valiosa seiva da sua vida.
Fontes: wikipedia / maníacos por filmes / ler Eduardo Lourenço / cinema français / boxofficestar2 / french film site
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