segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Cenas de Lisboa em “O último vôo” de William Dieterle (1931)


“The Last Flight”, realizado por William Dieterle, em 1931, foi um dos primeiros filmes de Hollywood a tratar Lisboa como um lugar com uma identidade própria, utilizando essencialmente o estereotipo das corridas de touros.

O filme é uma produção da First Nacional, com argumento de John Monk Saunders, que utilizou a sua experiência como aviador na primeira guerra mundial, para filmes como “Legião de Condenados” e “Asas” (primeiro filme a ganhar o Oscar para melhor filme).


"The Last Flight" é mais conhecido por ser o primeiro filme dirigido pelo realizador alemão William Dieterle nos Estados Unidos da América. Apesar de não ter sido um grande sucesso aquando da sua estreia foi redescoberto na década de 70 como uma obra prima esquecida.

Na cena da Praça de Touros são utilizadas imagens de arquivo gravadas no período do cinema mudo, à velocidade de 16 imagens por segundo, que era a velocidade habitualmente utilizada nessa época, tendo que ser ajustadas para 24 imagens por segundo, por se tratar de um filme sonoro, o que torna a cena mais rápida do que o normal.

Alguns extras falam português, inclusive o médico que opera Mack Brown, que diz uma frase toda em português. Também há a participação de alguns brasileiros.


Sinopse

Cary, Shep, Bill e Francis são pilotos norte-americanos durante a Primeira Guerra Mundial. O avião de Cary e Shep é abatido, sobrevivendo quase por milagre. Os dois apresentam-se feridos tanto física como psicologicamente, mas tem alta do hospital no dia do Armistício.

Destroçados pelos efeitos da Guerra, os quatro amigos dirigem-se a Paris em vez de regressar a casa.

Em Paris conhecem Nikki, uma jovem rica e excêntrica, e são seguidos por Frink, um jornalista “canalha”.

À procura de emoções fortes dirigem-se para Portugal, onde um dos jovens salta, por impulso, para a arena no decurso de uma tourada. Ferido mortalmente, responde, quando questionado porque se expôs a tal perigo, que lhe pareceu ser uma boa ideia na altura.




Comentário de João Manso (em Blog "Afilmico") 

“The Last Flight” de William Dieterle, filme de 1931 com cenas filmadas em Lisboa. Ainda em Paris, um dos actores dizia: "pergunto-me o que estará a acontecer em Portugal?" Se fosse hoje eu responder-lhe-ia não queiras saber, mas naquela altura eles vieram cá e foram assistir a uma tourada e a praça estava cheia - de moscas, de pessoas e de touros.

Depois, um dos pilotos resolve saltar para a arena e acaba por levar uma cornada do touro. O seu amigo, à porta da enfermaria, responde à pergunta dos jornalistas o que é que passou pela cabeça do seu amigo para ter saltado para a arena? dizendo pareceu-lhe uma boa ideia na altura.

Fontes/Mais informações: Wikipedia / Cinearte (Brasil) / Afilmico / imdb / answers.com / criterion / notes on filmmythicalmonkey / Shadowplay / Booze movies / TCM / Captomente (imagens do filme)






1 comentário:

Blogger disse...

http://afilmico.blogspot.pt/2005/02/no-roteiro-da-cinemateca_23.html

THE LAST FLIGHT de William Dieterle, filme de 1931 com cenas filmadas em lisboa. Ainda em paris, um dos actores dizia: "pergunto-me o que estará a acontecer em portugal?" Se fosse hoje eu responder-lhe-ia não queiras saber, mas naquela altura eles vieram cá e foram assistir a uma tourada e a praça estava cheia - de moscas, de pessoas e de touros. Depois, um dos actores resolve saltar para a arena e acaba por levar uma cornada do touro. O seu amigo, à porta da enfermaria, responde à pergunta dos jornalistas o que é que passou pela cabeça do seu amigo para ter saltado para a arena? dizendo pareceu-lhe uma boa ideia na altura.