quinta-feira, 15 de maio de 2014

Raúl Ruiz realiza "Mistérios de Lisboa" com base no livro homónimo de Camilo Castelo Branco (2010)


“Mistérios de Lisboa” tem realizador chileno mas em tudo o resto é bem português. Tudo começou com o célebre romance de Camilo Castelo Branco, publicado em fascículos em meados do século XIX.

A narrativa longa e folhetinesca de “Mistérios de Lisboa”, actualmente reunida num volume de cerca de 600 páginas, está na base do mais recente filme do chileno Raúl Ruiz produzido por Paulo Branco e que está a recolher os mais rasgados elogios que um filme português alguma vez recebeu na imprensa internacional.



A história envolve paixões arrebatadas, duelos mortais, identidades misteriosas e negócios tenebrosos, com a acção distribuída por Portugal, França, Itália e Brasil. O elenco é de luxo e conta nas personagens principais com Adriano Luz, Maria João Bastos, Ricardo Pereira, Albano Jerónimo e Afonso Pimentel, à frente de um conjunto de actores que integra estrelas internacionais como Léa Seydoux ou Melvil Poupaud.

O sucesso internacional tem sido verdadeiramente esmagador com uma recepção elogiosa em publicações como o “New York Times”, “Les Inrockuptibles”, “Cahiers du Cinéma”, “Le Figaro”, “Libération”, “Paris Match” ou “Le Monde”.


Prémios

Prémio de melhor realizador (Concha de Prata) no Festival de San Sebastián 2010 (Espanha)

Prémio da Crítica na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2010 (Brasil)

Prémio Louis-Delluc de melhor filme de 2010 (França)

Satellite Award para Melhor Filme Estrangeiro de 2011

International Press Academy Melhor Filme de Língua Estrangeira de 2011 – Toronto Film Critics’ Circle

32nd London Critics’ Prémio Panorama – Panorama of European Cinema – Athens

Melhor Filme do Ano – 2010 – no CANAL +; LES INROCKUPTIBLES e CAHIERS DU CINEMA

No Top 10 de 2011 para o Village Voice, The New York Times, Film Comment, Indiewire, Slant


Raul Ruiz e Portugal

Ao longo da sua impressionante carreira, o realizador chileno, radicado em França desde 1973 (após o golpe de Estado de Augusto Pinochet no Chile) criou uma grande cumplicidade com o produtor Paulo Branco, que teve início logo a partir dos anos 80, trabalhando com ele, primeiro em Portugal e depois também em França.

Foram oito, as longas‐metragens de Raúl Ruíz filmadas em Portugal, e catorze, os filmes produzidos ou co‐produzidos por Paulo Branco. Desses filmes, três passaram pela competição na Selecção Oficial do Festival de Cannes. Ruiz filmara já várias vezes com Paulo Branco, nomeadamente "A ilha do Tesouro" e "Os destinos de Manuel", ambos de 1985.

Em Portugal, o cineasta rodou também "Combat d'un amour em songe", de 2000, "Fado majeur et mineur" (1995), "Point de fuite" (1984), "La ville dês pirates" (1983), "Les trois couronnes du matelot" (1983) e "Le Territoire" (1982).


A última aventura portuguesa de Raúl Ruiz, "Os Mistérios de Lisboa", resultou da oferta dos três volumes do romance de Camilo Castelo Branco ao cineasta, pelo produtor Paulo Branco. "Há anos que insistia com Paulo Branco para fazer um filme em português", disse o realizador em Lisboa aquando da apresentação da obra.



"Linhas de Wellington" de Valeria Sarmento (2011)

“Tive a sorte de trabalhar com ele ao longo de 35 anos, de ser seu amigo”, acrescenta. Paulo Branco  que estava a trabalhar em “vários projectos” com Ruiz quando a morte do realizador ocorreu a meio da rodagem de “As Linhas de Torres Vedras”, que viria a ser concluído por Valeria Sarmento, companheira do realizador chileno.


Raúl Ruiz cultivava uma “ligação muito grande” a Portugal e este novo filme era um regresso ao século XIX português, depois de "Mistérios de Lisboa".

Entre os dois filmes, avançam as invasões francesas para primeiro plano. Adriano Luz, Albano Jerónimo e Léa Seydoux são alguns dos actores que transitam entre as duas histórias, aos quais se juntam John Malkovich e Mathieu Amalric.

Fontes: wikipedia / página oficial / boas notícias / cinema.sapo / visão.sapo / público / alfama films 


Sem comentários: