terça-feira, 15 de abril de 2014

Novela "Paixões Proibidas" com base na obra de Camilo (2006)


“Paixões Probidas” é uma telenovela luso-brasileira, co-produzida pela RTP e pela Rede Bandeirantes, da autoria do brasileiro Aimar Labaki, tendo por base três obras do escritor português Camilo Castelo Branco: “Amor de Perdição”, “Mistérios de Lisboa” e “O livro negro do Padre Dinis”.


A novela decorre em quatro localidades diferentes: Lisboa, Coimbra, Rio de Janeiro e na pequena Vila de Resende, interior do Brasil. As gravações em exteriores foram realizadas nos dois países (em Portugal em localidades como Lisboa, Coimbra e Sintra) e as gravações em estúdio, no Rio de Janeiro.

Os co-produtores pretendiam realizar uma obra que se adequasse ao gosto dos públicos brasileiro e português, já que a exibição de “Paixões Proibidas” seria praticamente simultânea e contava no seu elenco com actores brasileiros e portugueses, contudo a telenovela não teve sucesso em ambos os países.

O elenco português incluiu actores como São José Correia, Virgílio Castelo (que foi igualmente um dos directores da novela), Leonor Seixas, Ana Bustorff, Carlos Vieira, Pedro Lamares, Nuno Pardal, Henrique Viana, Natália Luiza e Julie Sargeant.


Sinopse 

Três histórias de amor têm como cenário os conturbados anos iniciais do século XIX na cidade do Rio de Janeiro, na pequena Vila de Resende (interior do Brasil), em Coimbra e Lisboa.

Simão e Teresa (interpretados pelos jovens actores Brasileiros Miguel Thiré e Anna Sophia Folch), filhos de famílias divididas por ódios que atravessam os anos, apaixonam-se perdidamente e este amor vai desdobrar-se em diversas tragédias e aventuras.


O padre Dinis (Virgílio Castelo) é um homem misterioso que tem mais três identidades - um poeta fidalgo, um vingador encapuzado e um duque francês, que dedica a sua vida a ajudar os jovens amantes e os injustiçados, tentando assim purgar a sua culpa por erros do passado. O padre luta ainda contra o amor que sente por Antónia Valente, uma mulher que dedica a vida ao padre e à procura da sua filha, roubada ainda no berço.

Alberto de Miranda (o actor brasileiro Felipe Camargo) é um ex-corsário que fez riqueza com a pirataria, mas que agora sonha com uma nova vida, como um respeitado empresário. Em Portugal, se envolve com Elisa de Mandeville (São José Correia), a Duquesa de Ponthieu, e ao chegar ao Brasil, tenta se regenerar por amor a Eugênia Valente. No entanto, seus segredos serão ameaçados pela duquesa, que quer vingança por ter sido trocada.

Todos vivem “Paixões Proibidas” e não imaginam que os seus destinos estão prestes a se cruzar…


Curiosidades

Após a bem-sucedida reposição da novela “Mandacaru”, originalmente exibida na Rede Manchete, a Band (Rede Bandeirantes) investia numa telenovela de época contando com os mesmo artifícios de produção: nudez, violência e uma requintada produção de época. Todavia, a história não obteve o sucesso esperado.

O primeiro título pensado para a novela foi "Amor de Perdição", depois "Amores Proibidos", até chegar no definitivo "Paixões Proibidas".

A história decorre num período de tempo em que as pessoas circulavam com facilidade entre Portugal e Brasil - graças à Carreira das Índias que ligava Lisboa, Rio de Janeiro e Goa - e assume-se como um retrato do antigo Império.

A telenovela retrata a sociedade brasileira nos anos anteriores à vinda da família real portuguesa para o Brasil, em 1808. Em paralelo, mostrou a resistência portuguesa à invasão das tropas de Napoleão Bonaparte. Nunca, até então, uma telenovela havia retratado essa época tão importante para a história brasileira.

Fontes: wikipedia / PravdaRTP / Band ; Video: abertura/genérico

 
 
 
 
 

Sem comentários: