sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Sucessos de Olavi Virta na década de 50


Olavi Virta, conhecido como o rei do Tango Finlandês, gravou mais de 600 canções entre 1939 e 1966.  Os seus principais sucessos  foram as canções "Punatukkaiselle tytölleni", "Ennen kuolemaa" ("Avant de mourir"), "Täysikuu", "Hopeinen Kuu" ("Guarda Che Luna") e os tangos "Satumaa" e "La Cumparsita", que foi disco de ouro.

O seu repertório incluía canções populares finlandesas, tangos, boleros e temas de jazz. Ganhou três discos de ouro e participou em vinte filmes.


"Portugali Huhtikuu" (1953)

Em 1953 gravou, em ritmo tango, com a colaboração da orquestra de George de Godzinsky, "Portugali Huhtikuu", versão de "Coimbra", com texto em finlandês de Saukki, que foi igualmente regravada por artistas como Henry Theel (com a Melody-Orkesteri) ou as Polar Sisters.

"Portugali Huhtikuu" foi lançado em 1977 por  José Kuusisto com letra de Sauvo Puhtila.

E, mais recentemente, foi regravado em 1986, como "Portugali Huhtikuu - Coimbra", pelo cantor Kari Tapio com a letra original de Saukki e novo arranjo de Kaj Westerlund.


"Lissabonin yössä" (Lisboa Antigua) (1956)

"Lisboa Antiga" foi gravada por cantores finlandeses como Olavi Virta, Juha Eirto e Sacy Sand, com letra em finlandês da autoria de Aarne Lohimies, um dos pseudónimos de Reino Helismaa. 





"Kaunis Pesijätär" (1956)

Saukki, que adaptou "Coimbra" para a língua finlandesa, foi igualmente o autor da versão de "Les Lavandiéres du Portugal" (do compositor francês André Popp), gravada, em 1956, quer por Olavi Virta, quer por artistas como Metro-Tytot, Tuula-Anneli Rantanen ou Sing Song Sisters, sob o título "Kaunis Pesijätär".


“Portugalin Tuulispää” (1957)

Em 1957, Olavi Virta interpreta em ritmo Béguin, “Portugalin Tuulispää”, com a colaboração da Orquestra de Ossi Runne, uma versão do sucesso norte-americano "Petticoats of Portugal" (da autoria de Michael Durso, Mel Mitchell e Murl Kahn) com letra em finlandês da autoria de Pauli Ström e arranjo de Nils Kyndel.



"Pieni Talo Portugalissa" ("Uma Casa Portuguesa") (1958)

Olavi Virta lançou, em 1958, um novo tema com ligação a Portugal, "Pieni Talo Portugalissa", versão de "Uma Casa Portuguesa", canção igualmente celebrizada por Amália Rodrigues, com letra em finlandês de Pekka Saarta.



Portugal para os finlandeses (Depoimento de Luísa Pinto no blog Erasmuslândia)

Algumas pessoas mais idosas quando sabem que sou Portuguesa, falam logo da música "Portugali Huhtikuu", Portugal de Abril.

Música Portuguesa ["Coimbra" ou "Abril em Portugal"] traduzida e interpretada por um cantor Finlandês [Olavi Virta].

Pelos visto foi muito ouvida nos bailes e traz também boas recordações! =)

Videos: "Portugali Huhtikuu" / "Portugali Huhtikuu - Coimbra"de Kari Tapio (de 1986) / "Lissabonin yössä" / “Portugalin Tuulispää” / "Pieni Talo Portugalissa"

Fontes: wikipedia (1) (2) / youtube / partituras

2 comentários:

ié-ié disse...

Bom dia!

Não consigo encontrar no seu blogue a referência a "Madrugada" de Melanie.

Tomo a liberdade, pois, de lhe indicar aqui a informação que a própria Melanie me fez chegar: ela não tem ascendência portuguesa, o termo foi-lhe ensinado por uma avó, italiana, que viveu no Brasil.

Cumprimentos,

LPA

Blogger disse...

Obrigado. Ainda não abordámos esse tema no blog, precisamente porque ainda não havia certeza de ela ter ascendência portuguesa :)