quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Fernando Abrantes was a Robot (1991)


Fernando Abrantes estudou engenharia de som na Alemanha. Em 1991, recebeu um convite surpreendente. Fazer parte da formação dos Kraftwerk, o mítico grupo alemão criador de conceitos pop que continuam a fascinar gerações.

O teclista Karl Bartos havia abandonado o projecto, que se preparava para empreender a sua terceira grande digressão pelo Reino Unido, e para completar o quarteto foi escolhido Abrantes.

Uma das novidades dos cerca de 15 concertos onde o português interveio foi a introdução de novos robôs no conceito visual. Foram criados quatro com as feições de cada um dos membros, providos de membros móveis e controlados pelos músicos, remotamente. Depois da saída de Abrantes, os Kraftwerk estabilizaram a sua formação com Ralf Hutter, Florian Schneider, Fritz Hilpert e Henning Schmitz.


Como é que se deu a entrada de Fernando Abrantes nos Kraftwerk

"A minha mãe é alemã, estudei engenharia de som sete anos em Düsseldorf e foi aí que conheci Fritz Hilpert, hoje um dos principais membros dos Kraftwerk. Ele é também engenheiro de som, é responsável por "disparar" o computador central e toca percussões electrónicas no grupo. Éramos amigos e colaborámos em alguns projectos.

Em 1991, já eu estava em Portugal, recebi um telefonema dele a perguntar-me se queria fazer um "casting" para substituir Karl Bartos, o teclista principal. Já tinha aqui a minha vida, tinha nascido a minha primeira filha, mas lá fui ter com eles. Pagaram-me um bilhete de avião, gostaram de mim e ficou decidido que iria integrar a formação do grupo na digressão por Inglaterra nesse mesmo ano."


Robôs-réplicas

"Era engraçado ver a minha cabeça-de-robô na imprensa... [risos]. Fazia parte da concepção do espectáculo. Era impressionante como aquilo funcionava porque os robôs eram tratados com extremo cuidado. Foram feitos por uma empresa italiana que conseguiu, via "MIDI", que todas as articulações pudessem ser comandadas por computador. (...)"

Fonte: Vítor Belanciano (Público / Ipslon) (adaptado)

Fernando Abrantes actuou com os Kraftwek na digressão inglesa de "The Mix" (1991), tendo posteriormente sido substituído por Henning Schmitz, contudo o robô de Abrantes continuou a aparecer na tournée.

Sobre esse aspecto, Ralf disse: "é muito mais fácil trocar um membro do que um robô!"

Outras Fontes: DJ Hunter-Nila /Parabolicadoblum

Sem comentários: