quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Luís Jardim, músico sem fronteiras

Luís Jardim nasceu na freguesia de Santa Maria Maior, na Rochinha, Ilha da Madeira. Começou com 9 ou 10 anos, com uma banda, que na altura foi muito conhecida na Madeira nos anos 60, chamada Demónios Negros.

Saiu da Madeira com 16 anos com destino a Inglaterra, à procura de novas oportunidades, visto que na Madeira era muito difícil. Durante a viagem de barco para Inglaterra, conheceu um trio que actuava no barco, com o qual começou a colaborar.

A cantora chamava-se Linda Allan, e foi a sua primeira esposa, tendo ficado conhecida como Linda Jardim, a intérprete feminina do tema "Video Killed the Radio Stars" dos The Buggles.


Quando chegou a Londres rapidamente entrou no mundo da música. Pensavam que Luís Jardim era brasileiro, pois havia muito músicos brasileiros a trabalhar fora do Brasil, e não havia tradição de músicos portugueses.

Trouxe balanço/groove para a música inglesa, que nessa altura era algo frio, o que o levou a ser convidado por muitos artistas. Colaborou em mais de 5.000 discos nos primeiros anos.


Formou em 1971 os Rouge, um grupo que tocava música mais soul/funky e que editou pela CBS, tendo durado até 1975.

Segundo Luís Jardim o grupo teve sucesso em países como os E.U.A., Canadá, Austrália e Japão.


Fez parte da banda de artistas como Tom Jones e Tina Turner. "Toquei durante 3 anos com Tina Turner e no fim ninguém me conhecia".


Em 1977 tornou-se músico de estúdio. O seu percurso pode ser seguido pelas "capas" dos discos onde participou, mesmo que o nome venha escrito errado (às vezes Louie Jardim, Louis Jardim, ...).


Colaborou igualmente, em 1979, com o grupo Chromium, conjuntamente com Linda Jardim, Ann Dudley, Hans Zimmer, e os futuros Buggles, Trevor Horn (como produtor) e Geoff Downes, mas não tiveram grande sucesso.

A primeira remistura que fez foi para a versão de dança de "Relax" dos Frankie Goes To Hollywood. Mais tarde formou uma equipa de produção que se dedicava essencialmente a remisturas, e fez discos de house e hip-hop escondido por trás do nome Matt Vinyl.



Acompanhou artistas como os Madness (nos álbuns "Keep Moving"), Asia (nos álbuns "Arena" e "Aura"), Claire Martin ("Take My Heart"), Katie Melua e Axelle Read.

Luís Jardim integrou igualmente o agrupamento Jazz, Charlie Watts and his Tentet, liderado pelo famoso baterista dos Rolling Stones.


Participação em mais de 10.000 discos

O decano Luís Jardim é percussionista e trabalha como músico de estúdio desde 1973. A lista de álbuns em que participou é infindável e notável, contando com nomes de todas as áreas musicais, dos Rolling Stones, Eric Clapton ou Elvis Costello, a James Brown, Björk ou Art of Noise

Os seus dotes no domínio das percussões e do baixo começaram a propagar-se por uma imensidão de álbuns de artistas mais ou menos famosos, atingindo um pico de reconhecimento quando surgiu nas gravações de “Steel Wheels” e “Voodoo Lounge”, dos Rolling Stones.


Jardim também pode ser escutado, por exemplo, em registos dos Pink Floyd ("The Final Cut"), ABC, Art of Noise, Björk, Boy George, Ray Charles, Eric Clapton, Elvis Costello, Bryan Ferry, Frankie Goes to Hollywood (capa de "Welcome to the Pleasuredome"), Goldie, Madness, Seal, Soul II Soul, Tears For Fears e Wham!.

Luís Jardim referiu ao programa "Bairro Alto", da RTP2, que obteve, em 1986, um prémio Grammy como melhor instrumentista pela participação no tema “Slave to the Rhythm” de Grace Jones (produção de Trevor Horn).


Depoimento de Rui Veloso

Eu já conhecia o Luís há anos, porque, uma vez, em Londres, fui recebido por ele de uma maneira que me deixou espantado. Quero dizer, sempre era o Luís Jardim, o homem que toca com todos aqueles gajos importantes. E ele, com uma paciência infinita, andou a mostrar-me uma imensidão de estúdios diferentes. (…)

Mas quando conheci o Luís já tinha cá em casa milhentos discos com o nome dele, escrito de várias maneiras - Louis Jardim, Luis Jardin. Discos do James Brown, dos Rolling Stones, vários dos Soul II Soul.

Curiosidade

Linda Jardim foi igualmente a intérprete do tema "Energy in Northampton" dos Northampton Development Corporation, mas não teve grande sucesso.



Fontes: "Bairro Alto" (RTP2) / Jardim.co.uk / Guedelhudos / wikipedia / Guia da Madeira / Blitz (Ricardo Camacho / Rita Guerreiro)

1 comentário:

Blogger disse...

Alex Santos

http://otites.blogspot.com/2006/09/info-alex-s-trabalha-com-tracey-thorn.html


http://djolivern.blogspot.com/2009/11/alex-santos.html