quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Ghida de Palma entre Paris e Londres ...


Guida de Palma é uma cantora setubalense que tem vivido boa parte da sua vida em França e em Inglaterra e trabalhado ora, como engenheira de som, ora como cantora, ora como produtora, ao lado de músicos como Magma, Kyoto Jazz Massive, Da Lata e nos seus actuais projectos, a banda Jazzinho (sedeada em Londres) e Piri Piri Funk Machine (com base de actuação em Lisboa).

Em Paris, onde residiu muitos anos, foi formada pelo professor de canto Anton Valery. Depois frequentou o CIM (escola de jazz de Paris) sob a direcção de Christiane Legrand (a irmã de Michel Legrand).


Em 1991 participou no disco da British Electric Foundation (projecto paralelo dos Heaven 17), "Music Of Quality And Distinction Volume II", com o tema "Feel Makin' Love". Para os elementos dos Heaven 17 era considerada uma artista a ter em conta para 1992.

Editou em 1992, pela Polygram internacional, o máxi "Dançar Cantar", com produção de Martin Ware (dos Heaven 17), mas não teve grande sucesso.

Colaborou igualmente com os Dodge City Productions, no tema As Long "As We're Around" e com os A Certain Pleasure no tema "Be There".


Em Londres, diplomou-se em engenharia de som e produção musical da SAE (Ton Meister / School of Audio Engineering de Londres) e ensinou canto no Morley College of Music e no Richmond College of Music.

Paralelamente ao ensino, também cantou profissionalmente, tendo participado em muitas gravações e espectáculos de artistas internacionais (George Clinton, Pet Shop Boys, France Gall, etc.).


Jazzinho (depoimento do brasileiro Aleksander Aguilar)

O som do grupo é apurado e de arranjos sofisticados, feito por quem sabe e produzido por quem conhece. As influências são Nina Simone, Azymuth, Chaka Khan, Gilberto Gil e também Ed Motta, a cargo da produção do mais recente trabalho da multinacional banda residente em Londres. Produzir Jazzinho foi como tirar umas férias da minha própria arte.., declarou o músico tão perfeccionista como produtor quanto como compositor.

"Atlas" (de 2006), segundo álbum da banda, tem um título que serve como uma luva para o jazz com percussões afro-brasileiras, vocais soul com melodias bosseadas e integradas por bandolin, piano, sax, violino, flauta, trombone e trompete. É mesmo um "jazzinho", intenso e dançável, comandado pela voz da portuguesa com sotaque brasileiro, Guida de Palma.

As letras que versam em inglês, português e até um pouco de francês também refletem a vertente internacional do grupo, mas não deixam de ser cheias de brasilidade. Tratamento instrumental refinado para ouvidos que querem ser embalados por um som que ao mesmo tempo faz o corpo dançar e os pensamentos viajarem ... bem longe do tráfego. Bata a porta do carro e dance no congestionamento.

Videos: A certain pleasure / "Simétrie" (em dueto com Ed Motta) / "Sim ou Não" (Jazzinho)

Fontes: Crónicas da Terra / Voz Ilimitada / Jazzinho / Discogs / Guidadepalma.com

Sem comentários: