quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Editora portuguesa Clean Feed destaca-se no universo do ‘jazz’

A editora portuguesa Clean Feed é reconhecida internacionalmente pelas principais publicações da especialidade (Downbeat, AllAboutJazz) e pelos melhores críticos mundiais (Associação de Jornalistas de Jazz dos EUA) como uma das melhores editoras de Jazz do mundo.

A Clean Feed nasceu em 2001 pelas mãos de uma equipa com experiência na indústria discográfica, entre os quais Pedro Costa, ex-coordenador das secções de jazz das lojas Valentim de Carvalho e da secção de música da FNAC. Em dez anos de existência editaram cerca de 225 discos de ‘jazz’ e “música de improviso”, dos quais cerca de 50 são da autoria de artistas portugueses, um número que um dos fundadores da editora, Pedro Costa, considera ser “muito bom”.


Anualmente, a Clean Feed vende uma média de 15 mil discos, dos quais a maior parte é exportada. “O nosso maior mercado é os Estados Unidos da América (EUA)”, indica.

Contudo, a distribuição dos discos lançados pela editora chega também a outros países, como o Japão, Canadá, Alemanha, França, Rússia, Reino Unido, Espanha, Israel, China, Suíça e Noruega. As vendas são feitas em loja, através dos distribuidores locais. O mercado digital é ainda outra das apostas.


Desde 2006, a Clean Feed realiza um festival de ‘jazz’ em Nova Iorque, nos EUA. O investimento neste tipo de iniciativas ronda os seis mil euros e o retorno “compensa”. “Permite fazer promoção e divulgar a editora, para além de, uma vez por ano, estarmos próximos dos nossos artistas”, afirma.

O que faz, então, despertar o interesse pelo ‘jazz’ produzido em Portugal, independentemente da nacionalidade dos seus intérpretes? “Tudo reside na música e nos discos que editamos. Temos o cuidado com as capas, grafismo utilizado, qualidade das gravações, informação incluída no álbum e até a própria embalagem”.

Fontes: Expressões Lusitanas / música.sapo / Clean Feed

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