quarta-feira, 7 de setembro de 2011
"Querido Corto Maltese" de Susana Fortes (1994)
“Querido Corto Maltese” é uma novela da escritora e professora espanhola Susana Fortes, nascida em Pontevedra em 1959.
Sinopse
História de uma jovem que vive a realidade como desejo ou sonho e que conhece um professor maduro, misterioso, o qual identifica desde logo com o lendário Corto Maltese, herói da banda desenhada que povoa as suas fantasias mais íntimas.
Entre Lisboa e Havana
A acção decorre essencialmente em Lisboa (em plena década de 80 do Século XX) e Habana, onde Ana Sottomayor (uma jovem estudante de história muito ingénua, muito sonhadora e com muita imaginação), investigadora sobre o tráfico de escravos, tem uma aventura com "F." que identifica como sendo o herói de banda desenhada Corto Maltese.
Ana é licenciada em historia da América (como Susana Fortes) e vem a Lisboa para investigar no Arquivo Naval de Lisboa documentos relativos à escravatura e ao tráfico de escravos. E nos seus passeios pelo estuário do Tejo imagina a chegado do marinheiro:
“Corto Maltés acudía a esta cita algunas tardes, se ajustaba la gorra, aspiraba una bocanada de humo y desaparecía en la niebla provocándome con una sonrisa enigmática."
A novela foi galardoada com o Prémio “Nuevos Narradores” atribuído pela Escola de Letras de Madrid em conjunto com a Editora Tusquets.
"Quatrocento" (2007)
A personagem Ana Sottomayor é recuperada, por Susana Fortes, no romance histórico "Quattrocento", no qual uma investigadora procura desvendar quem esteve por detrás de um ataque à famíla Medicis.
No seu apartamento de Florença há fotos quer de Lisboa (Castelo de São Jorge) quer de Havana, cenários de "Querido Corto Maltese".
Fontes/Mais informações: wikipedia / Larazon / Pedro Tejada Tello
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário