quarta-feira, 31 de agosto de 2011
"Lisbonne Dernier Tour" de Aude Samama e Jorge Zentner (2010)
"Lisbonne Dernier Tour", com desenhos da francesa Aude Samama e argumento do argentino Jorge Zentner, traça a biografia de um prestidigitador chamado Tosechi, que após atingir o zénite da fama acaba por resvalar para uma situação decadente.
A concretização gráfica serve-se de um estilo pictórico próximo da pintura, atingindo grande beleza plástica.
Sinopse
É com a vida e a as experiências de pessoas vulgares que se escrevem as histórias. É com a vida e a as experiências de alguém como o mago Tosechi que se escrevem as lendas.
Entre o passado e o presente
Habitamos um mundo em que o mago Tosechi já ocupou o imaginário de um público alargadíssimo. As imagens que nos surgem desse tempo glorioso parece-nos indicar a década de 1920, mas esses saltos no passado servem apenas para contrastar o presente, possivelmente na nossa actualidade, numa Lisboa ribeirinha.
O contraste é palpável pela falta de acompanhamento dos tempos pela parte de Tosechi, a lenta ultrapassagem pelos novos espectáculos, novas velocidades, novos entretenimentos.
Moreno, o seu agente, companheiro, gentleman’s gentleman, é quem lança os fios que ligam a glória ao declínio, o passado na ribalta e a quase desesperada natureza das errâncias na cidade a que vieram dar, e onde ocupam um pequeno hotel de terceira, longe dos hotéis de cinco estrelas de outros tempos.
São os pensamentos de Moreno e as suas acções que encaixam os momentos e as projecções dos acontecimentos. E é através das palavras de Zentner e de belos jogos linguísticos, e metáforas (por vezes, mas poucas, corroboradas pelas imagens), que nos vamos dando conta dessa lenta mas inexorável descida.
Fontes: Geraldes Lino (Divulgando BD) / Pedro Moura (Ler BD)/ wook
Aude Samama é igualmente autora de um CD livro sobre Amália Rodrigues publicado em 2008.
Fonte: página oficial de Aude Samama
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário