quarta-feira, 27 de abril de 2011

"The Lisbon Crossing" de Tom Gabbay (2007)

"Encontro em Lisboa" é o segundo livro do escritor norte-americano Tom Gabbay protagonizado por Jack Teller (o primeiro "The Berlin Conspiracy" foi publicado em 2006 e o terceiro "The Tehran Conviction" foi editado em 2009).

Estamos no Verão de 1940 e a Europa está sob o jugo da máquina de guerra nazi. Jack Teller chega a Lisboa, cidade neutra, pelo braço da estrela de cinema Lili Stern, para ajudar a procurar a sua amiga de infância, Eva Lange.

Tendo fugido do terror nazi, crê-se que Eva esteja escondida por entre os milhares de refugiados desesperados que caíram sobre Lisboa. Mas Jack não é o único no seu encalço. O melhor detective de Hollywood, Eddie Grimes, estivera a tratar do caso - até aparecer morto.

Em vez de respostas, Jack põe a descoberto uma série de mistérios que vão desde os glamorosos clubes nocturnos do Estoril até às ruelas húmidas e perigosas de Lisboa.

Por entre espiões alemães e jornalistas ingleses, e enquanto fazem de detectives, Lili e Jack vão-se cruzando com personagens como o Capitão Catela, fiel seguidor do regime de Salazar mas que não resiste a uma boa quantia em dinheiro, o aristocrata de Cascais, Ricardo Espírito Santo ou os Duques de Windsor.

Jack vai fazendo descobertas chocantes que o levam de Lisboa às avenidas arriscadas de Paris, onde os seus actos podem mudar o curso da guerra.

Fontes: shvoong / conta-me historias /wook / Publishers Weekly

Sem comentários: