quarta-feira, 20 de abril de 2011

"Bosque proibido (Noite de São João)" de Mircea Eliade (1954)

Ao escrever nos anos cinquenta o seu romance "Bosque proibido (Noite de São João)", Mircea Eliade escolheu Portugal para criar aí o único ninho de felicidade do romance: A Estufa Fria, no Parque Eduardo VII, Cascais e o Buçaco.

O protagonista, Stefan Viziru, chega duas vezes a Portugal no meio de uma Europa em guerra. Numa ilha de felicidade junta-se com o seu amor de juventude, Ileana. Não sabe, porém, reter este momento, decifrar o enigma, perde Ileana para sempre e volta à pátria.


No prefácio à edição portuguesa do seu romance, Eliade explica a razão da sua escolha, o porquê do ninho de felicidade em Portugal: «Creio que, mais do que qualquer outro trabalho literário meu, este romance poderá interessar o leitor português. Passei cerca de cinco anos em Portugal, e uma parte da acção do romance decorre em Lisboa, Cascais e Coimbra (…)

Se os compreendi bem, os Portugueses têm uma determinada concepção do Tempo, da Morte e da História, que lhes permite pressentir o tema central (e «secreto») do romance (…).

Parece-me que para os Portugueses (como aliás para os Romenos), o Tempo, a História, a Morte e o Amor conservam o carácter de mistérios".

Nota: Os últimos anos em Lisboa (1943-1945) foram para Eliade um calvário. O que mais o abalou foi a morte de sua mulher, Nina Mares.

Fonte: Albert von Brunn, "Mircea Eliade em Portugal (1940-1944)" - Instituto Camões

Sem comentários: