quarta-feira, 16 de março de 2011

História de 3 Antônios em "Os Imigrantes" (1981)

A telenovela "Os Imigrantes", da autoria de Benedito Ruy Barbosa, contava a saga dos imigrantes que ajudaram a construir o Brasil como o conhecemos, deixando seus países de origem em busca de uma vida melhor.

Os personagens protagonistas da história são três homens de nacionalidades diferentes, mas homónimos.


Antonio di Salvio, italiano, prospera ao casar-se com Isabel, filha de Décio, um fazendeiro cafeicultor, indo inclusive viver num dos sumptuosos casarões da Avenida Paulista.

António Pereira, português, depois de aproveitar bem a juventude com muitos amores e diversão, abre uma empresa transportadora e prospera.

Já o espanhol, Antonio Hernández, só vem a conhecer o sossego no fim da vida, após muitas desventuras políticas.

O imigrante português, Antônio Pereira, era interpretado, na primeira fase [que era composta por 22 episódios e abrangia o período de 1891 a 1893], pelo português David Arcanjo e, nas fases seguintes, pelo famoso actor brasileiro Othon Bastos.


Fases da novela

A primeira fase (de 1891 a 1893, do capítulo 1 ao 22) marca a chegada dos "três antônios" imigrantes ao Brasil.

A segunda fase (de 1917 a 1922, do capítulo 23 ao 127) mostra os Antônios e suas famílias passado 25 anos.

A terceira fase (de 1930 a 1933, do capítulo 127 ao 200) apresenta os netos dos imigrantes.

Na quarta fase (de 1939 a 1946, do capítulo 201 ao 312) os imigrantes vivem os dramas da velhice enquanto os filhos e netos crescem.

Por fim, na 5ª fase (de 1954 a 1955, do capítulo 313 ao 333) morrem os imigrantes mas prossegue a saga agora contada pelos filhos e netos, que representam a segunda e terceira gerações.


Sucesso da novela

"Os Imigrantes" foi a primeira e única novela de grande sucesso da Rede Bandeirantes. Era transmitida às 18h30 e foi exibida de Abril de 1981 a Junho de 1982, num total de 333 episódios [a mais longa novela dos anos 80].

A novela não foi uma "campeã de audiência, mas sagrou-se vitoriosa em todas as distribuições de prémios em 1981.

Mal terminou a novela, a Bandeirantes lançou "Os Imigrantes - Terceira Geração", da autoria de Wilson Aguiar Filho e Renata Palottini, que não obteve grande sucesso.


Othon Bastos

"Os Imigrantes" foi uma das melhores novelas, senão a melhor, que já fiz na minha vida." É assim que Othon Bastos define sua participação na clássica saga exibida pela Bandeirantes em 1981.

Othon Bastos fazia Antônio Pereira, o imigrante de origem lusitana. A novela fez tanto sucesso que durou 333 capítulos – foi a quarta mais longa da história da TV brasileira –, mas o actor brasileiro participou em "apenas" 270.

Bastos foi um dos destaques da trama, o que lhe rendeu prestígio junto à comunidade portuguesa. Uma repercussão que se traduzia em pequenas vantagens: "Toda vez que entrava num botequim [bar] português, os donos não me deixavam pagar”, lembra o actor. “Eles diziam: ‘Patrício não paga!’."


Participação de David Arcanjo

David Arcanjo, mais conhecido em Portugal como cantor, no final dos anos 70, foi o convidado para interpretar o jovem António Pereira (da 1ª fase) que vai trabalhar para uma fazenda e apaixona-se pela filha ilegítima do patrão.

Este amor proibido obriga-o a fugir para São Paulo, onde se emprega na padaria do tio. Farto de ser explorado, despede-se.


O actor português interpretou igualmente o papel de Quinzinho, um dos descendentes de Antônio Pereira, em "Os Imigrantes - Terceira Geração".

Nesta fase, todos os herdeiros do imigrante português (Teca, Quinzinho, Angelina e Tonico) se encontravam em dificuldades.

Fontes/Mais informações: wikipedia / Teledramaturgia 1 / Teledramaturgia.com / Isto é Gente / TV folhetim / Almanaque dos anos 80

1 comentário:

Ilza Maria Braga disse...

Eu quero dizer que a novela Os Imigrante , foi a maior e melhor novela que já vi! Fiquei apaixonada pela trama! bem que poderiam fazer um livro sobre esta novela. Uma das cenas mais emocionantes foi a morte da Biá nos braços do Antonio Pereira! pena que ninguém nunca postou esta cena! Eu chorei muito com esta novela! Poderiam também fazer um Box , eu compraria com o maior prazer! Porque não tem mais novelas como esta. Eu não consigo mais assistir nenhuma.