quinta-feira, 10 de março de 2011

Carmen Miranda (1909-1955), de Marco Caneveses para o mundo

A actriz e cantora Carmen Miranda - de seu nome completo Maria do Carmo Miranda da Cunha - nasceu, a 9 de Fevereiro de 1909, em Várzea de Ovelha e Aliviada, no Marco de Canaveses,

Pouco depois de seu nascimento, seu pai, José Maria, emigrou para o Brasil, onde se instalou no Rio de Janeiro. Em 1910, sua mãe, Maria Emília seguiu o marido, acompanhada da filha mais velha, Olinda, e de Carmen, que tinha menos de um ano de idade. Carmen nunca voltou à sua terra natal.

Cresceu num ambiente tipicamente português, numa cidade que, nas primeiras décadas do século XX, registava mais habitantes portugueses do que, por exemplo, o Porto (eram quase 200 mil).

Em 1930, com o lançamento do tema "Pra Você Gostar de Mim", Carmen atinge o auge de popularidade, chegando a ser considerada "a maior cantora brasileira".

Quando em 1939 embarcou rumo à aventura americana, era já um caso de unanimidade nacional no Brasil, presença constante nos tops de vendas discográficas, estrela da rádio e do cinema, adorada pelo público.

Nos Estados Unidos, Carmen e o seu grupo Bando da Lua estrearam-se com enorme sucesso na Broadway e rapidamente conquistaram os estúdios de Hollywood. Chegou a ser a actriz mais bem paga dos Estados Unidos.

Entre 1942 e 1953 participou em 13 filmes em Hollywood e nos mais importantes programas de rádio, televisão, casas noturnas, casinos e teatros norte-americanos.

Seu estilo eclético faz com que seja considerada precursora do tropicalismo, movimento cultural brasileiro surgido no final da década de 1960.


Ligações a Portugal

Apesar de ter vivido quase sempre no Brasil e nos Estados Unidos, Carmen Miranda nunca adquiriu a nacionalidade de qualquer um desses países. Portanto, sempre manteve a nacionalidade portuguesa que tinha por ter nascido em Portugal, assim como sempre foi legalmente estrangeira no Brasil e nos Estados Unidos.

Quando lhe perguntavam se, afinal, ela se sentia portuguesa, brasileira ou (pasme-se !) americana: Carmen Miranda optava, sempre, por responder "Sou só uma garota de Marco de Canavezes" e com isto os desarmava...


Ruy Castro, na biografia de "Carmen", publicada em 2005, faz a reconstituição da infância de Carmen na colônia portuguesa no Rio, no começo do século XX.

No filme "Alô, Alô Brasil" (1935) - com realização de Wallace Downey, João de Barro e Alberto Ribeiro - [adaptado da revista homónima] constava a música "Salada portuguesa" (da autoria de Paulo Barbosa e Vicente Paiva) celebrizada pelo cantor luso-brasileiro Manoel Monteiro.



Fontes/Mais informações: wikipedia / Cinema Brasileiro /
IMDb / Marcohoje / Página Oficial / Master owl / Marcador de livros / Museu virtual

Sem comentários: