quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Origens lusas do Ukulele

O cavaquinho foi introduzido no Hawai pelo madeirense João Fernandes que viaja para Honolulu no barco à vela "Ravenscrag" com um contingente de emigrantes destinado às plantações de açúcar, seguindo trajecto pela rota do cabo Horn.

Entre eles encontram-se cinco dos nomes que ficaram ligados à história da introdução do cavaquinho em Hawai: dois tocadores (João Fernandes e José Luis Correia) e três construtores (Manuel Nunes, Augusto Dias e José do Espírito Santo).

O "Ravenscrag" chega a Honolulu a 23 de Agosto de 1879 e João Fernandes, (de acordo com um relato então feito à revista "Paradise of the Pacific", de Janeiro de 1922), ao desembarcar, trazia na mão o braguinha com que entretivera os demais companheiros na longa viagem.


Os havaianos, quando ouviram João Fernandes tocar o pequeno instrumento, ficaram encantados e logo lhe deram o nome de "ukulele" - que significa "pulga saltadora" - figurando o modo peculiar como é tocado. Seguidamente, João Fernandes generalizou o seu uso em danças, festas e serenatas locais tendo depois formado um conjunto com Augusto Dias e José Luis Correia.

A par de Manuel Nunes - com oficina aberta logo a seguir à sua chegada e documentada desde 1884 -, Augusto Dias abre uma loja de fabrico e venda de "ukuleles" e o mesmo faz José do Espírito Santo, em 1888. Estes três primeiros violeiros passaram a utilizar as madeiras locais de kou e koa, com as quais construiram instrumentos de muito boa qualidade.


Origem do Ukulele

O ukulele, também muitas vezes chamado erroneamente de guitarra havaiana, tem origem em dois instrumentos tradicionais da Ilha da Madeira (Portugal). O machete madeirense (também conhecido por braguinha, que por sua vez tem origens no cavaquinho português) e o rajão (viola de cinco cordas da Madeira).

Além do ukulele ser utilizado na música nativa do Havaí, nas décadas de 1920, 1930 e 1940 foi utilizado por cantores e humoristas britânicos e norte-americanos, nomeadamente George Formby e George Harrison.


Fontes/Mais informações: Júlio Pereira / wikipedia / Ukulele Hall of Fame / Museum of Craft and Folk art / Ukulele Brasil

Sem comentários: