quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Eddy Quintela colabora com os Fleetwood Mac

Christine McVie (uma das cantoras e compositoras dos Fleetwood Mac) e Eddy Quintela conheceram-se em 1984 e casaram-se em 1986.

Ainda em 1984 (numa altura em que ainda não estavam envolvidos romanticamente), Eddy Quintela tocou teclados no tema "The Smile I live for" do álbum homónimo de Christine McVie, mas foi a partir de 1987 que Eddy se notabilizou como parceiro da cantora britânica na composição de diversos temas dos Fleetwood Marc.


Álbum "Tango in the Night" (1987)

"Little Lies" foi o terceiro single do álbum “Tango in the Night” dos Fleetwood Mac lançado em 1987. O tema foi composto por Christine McVie conjuntamente com Eddy Quintela, que na altura era seu marido. A canção alcançou o 5º lugar no Top de Singles mais vendidos do Reino Unido e o nº4 nos Estados Unidos.

Não é claro se a canção se debruça sobre o fim do relacionamento de Christine com John McVie ou com Dennis Wilson dos Beach Boys. Christine McVie disse sobre a canção: "A ideia da letra é: se eu tivesse uma nova oportunidade, eu procuraria fazer de forma diferente da próxima vez. Mas como não posso, continuarei a mentir para mim e vou acreditar, mesmo sabendo que estou a mentir".

“Tango in the Night” foi o 2º disco mais vendido do grupo, incluindo igualmente o tema "Isn't It Midnight" da autoria de Christine McVie, Quintela e Lindsey Buckingham.


Álbum "Behind the Mask" (1990)

Eddy Quintela participou posteriormente no álbum seguinte dos Fleetwood Mac, “Behind the Mask” de 1990, que apesar de não ter tido singles de sucesso, alcançou o 1º lugar no Reino Unido.

Christine McVie e Eddy Quintela assinaram a composição dos singles "Save Me" e "Skies the Limit".


Álbum “Time” e “Nights in Estoril" (1995)

Os Fleetwood Mac lançaram em 1995 o álbum “Time”, o seu primeiro álbum desde 1974 que não incluía Stevie Nicks e Lindsey Buckingham na sua formação.

O álbum incluía 5 novas parcerias entre Christine McVie e Eddy Quintela, sendo de realçar o tema “Nights in Estoril"

"Nights In Estoril" é obviamente sobre a relação de Christine McVie com Eddy Quintela. Eddy é natural do Estoril, onde terão passado férias em diversas ocasiões.


Letra (excerto)

I remember the nights in Estoril
A kiss and oh the neverending thrill
And I remember the coming storm
Oh and you my love, how you kept me warm
Your hand reaching out to me
Dark clouds gathering in their wak
I've seen it all before
But I've never felt it more
This time there's no mistake
Oh I remember...

Em Portugal (I)

"O Edy Quintela, Eduardo de seu nome próprio, não conhece o blogue [Guedelhudos]. Mas em conversa com ele, foi-me dito, que os únicos projectos em que esteve envolvido aqui em Portugal, foram,um com a Adelaide Ferreira, ao tempo do Baby Suicida. Fez uns ensaios com a banda que a acompanhava, mas não passou disso.

E o outro [projecto] foi com a Marité,actual esposa do Fernando dos Delfins, mas não deu nada." (Vicky Paes Martins)

Em Portugal (II)

Em 1994, Maria León foi convidada por Eddy Quintela e por Martin White (manager da Brile Music England) para dar voz (cantando em inglês) a um projecto de originais pop/rock para o mercado norte-americano e europeu.

Em 1995, viaja regularmente para Los Angeles, para compor e gravar algumas maquetas para o projecto. Mas, por motivos de ordem privada, acaba por rescindir o seu contrato e volta ao nosso país em Maio de 1997.

Fontes/Mais Informações: Fleetwood Mac Net / Ledge Fleetowood Mac / wikipedia / FM Legacy /ié-ié / Vicky Paes Martins / Cotonete (Maria León) / Songfacts ("Little Lies")

1 comentário:

Anónimo disse...

Andava eu precisamente a pesquisar sobre este Eddy Quintela e a razão de ser de Nights in Estoril. Graças a este post agora já conheço a história. Só uma pequena correcção: Christine McVie era inglesa e não norte-americana. A outra mulher do grupo - Stevie Nicks é que era norte-americana.

Cumprimentos