quinta-feira, 9 de setembro de 2010

"Meu pé de laranja lima" de José Mauro de Vasconcellos (1968)

"Meu pé de laranja lima" é um romance juvenil, escrito por José Mauro de Vasconcellos.

Zezé é um menino pobre de seis anos, inteligente, sensível e carente. Carente de um afecto que não encontra na família - ninguém tem muita paciência com ele. O endiabrado garotinho sai pelas ruas fazendo mil travessuras. Aprende tudo sozinho, é o "descobridor das coisas".

Quando a família se muda para uma casa onde há muitas árvores no quintal, cada irmão escolhe uma para si. Sobra para Zezé um pequeno pé de laranja lima. No entanto, essa árvore fica tão amiga que eles conversam muito e até brincam juntos.

Zezé inventa para si um mundo de fantasia em que o grande confidente é Xururuca, o pé de laranja lima. Mas a vida lhe ensina tudo cedo demais, e Zezé descobre a dor e a saudade, assim como a ternura e o carinho no afecto do solitário português Manuel Valadares, o Portuga, como o menino o chama.


Cinema

Em 1970 foi adaptado para cinema por Aurélio Teixeira (que interpretava o papel de "Portuga"), sendo considerado um dos maiores sucessos de bilheteira do cinema infanto-juvenil brasileiro.

Opinião de Evandro Sal

(...) para minha surpresa o filme não tinha muito da novela, mas tinha muito do sentimento, da verdade sofrida de um povo que ainda guarda esperança no coração de se ter uma vida digna.

Zezé, um menino de apenas seis anos, tem uma imaginação fértil que envolve seu irmãozinho com suas historias de faz de conta, para assim se iludirem com a pobreza em que vivem com sua família e o pai desempregado.

Na historia ainda tem um personagem importante, o seu Portuga, um português que praticamente adopta o pequeno Zezé, e que mostra o quanto é gratificante alimentar a esperança de uma criança, e lhe fazer feliz.


Novelas

No mesmo ano - 1970 - "Meu pé de laranja lima" deu origem a uma novela da autoria de Ivani Ribeiro. Foi produzida pela extinta TV Tupi e exibida de Novembro de 1970 a Agosto de 1971. Cláudio Corrêa e Castro interpretou o papel de Manuel Valadares (Portuga).

Grande sucesso de público, a história cativou os telespectadores, recebeu vários prêmios e teve uma audiência de 45%.

Em 1980, a Rede Bandeirantes aproveitou o mesmo texto de Ivani e produziu uma segunda versão da telenovela, com Dionísio Azevedo no papel de Portuga.



Em 1998 foi transmitida uma nova versão da novela, com Gianfrancesco Guarnieri no papel de Manuel Valadares (Portuga), mas sem o sucesso obtido nas adaptações anteriores.


Fontes: Entre filmes / wikipedia / Recanto das letras

Video: Novela 80 / Filme

Mais informações: Memória da TV / Livros para filmes

1 comentário:

Evandro Saldanha disse...

Fiquei surpreso ao me deparar com minha citação no seu artigo, fiquei feliz em ter contribuído positivamente com informações sobre este filme incrível que ainda me emociona sempre que o assisto.
Obrigado pelo compartilhamento do link e autoria.
Parabéns.