terça-feira, 14 de setembro de 2010

"O Cortiço" de Aluísio Azevedo (1890)

"O Cortiço" é um romance de autoria do escritor brasileiro Aluísio Azevedo publicado em 1890. É um marco do naturalismo no Brasil, onde os personagens principais são os moradores de um cortiço no Rio de Janeiro, precursor das favelas (...)

O autor descreve a sociedade brasileira da época, formada pelos portugueses, os burgueses, os negros e os mulatos, pessoas querendo mais e mais dinheiro e poder, pensando em si só, ao mesmo tempo em que presenciam a miséria, ou mesmo a simplicidade de outros.

Personagens portugueses

O romance não se concentra em um personagem apenas, mas no início, a acção está mais ou menos centrada no português João Romão, ganancioso e avarento comerciante que consegue enganar uma escrava trabalhadeira chamada Bertoleza, conseguindo assim, uma empregada que trabalhava de graça.

João Romão privava-se de todo o luxo, e só gastava dinheiro em coisas que faziam-no ganhar mais dinheiro. Foi assim que ele começou a comprar terreno e construiu o Cortiço. (...)

João Romão, que continua enriquecendo, constrói uma pedreira, e contrata o português Jerônimo para supervisionar os trabalhadores.


Transformação de Jerônimo

O que se segue é a transformação de Jerônimo, de um português forte, trabalhador e honesto em um brasileiro malandro e preguiçoso, (Seguindo os preceitos naturalistas de que o meio determina o homem) graças à sua atracção por Rita Baiana, uma mulata que morava no cortiço. Jerônimo briga com Firmo, namorado de Rita Baiana, é esfaqueado e vai para o hospital. (...)

Fonte/Mais informações: wikipedia (adaptado)

Adaptação do cinema

"O cortiço" foi adaptado ao cinema em 1978 por Francisco Ramalho Jr., sendo os principais papeis interpretados por Armando Bógus, Betty Faria e Mário Gomes.

Fonte/Mais informações

Sem comentários: