quinta-feira, 3 de junho de 2010

"Brasil na C.E.E." by Autoramas (2009)

É incrível como dois países como Portugal e Brasil sabem tão pouco sobre a música um do outro.

Numa época em que não existem mais fronteiras e o mundo inteiro está à distância de um toque, ainda é impossível adivinhar o que acontece musicalmente em muitos países.

Autoramas


Mas é aí que entram os Autoramas, banda brasileira de Rock'n'Roll, que a Rough Trade inglesa chamou de "excellent garage pop, the most important independent band in Brazil".

Banda que já fez turnês no Japão, Inglaterra, França, Espanha, Bélgica, Holanda, Alemanha, Uruguai, Argentina, Chile e, é claro, Portugal.

Conhecimento sobre música portuguesa

Até à poucos anos atrás eu só conhecia um destes temas que gravámos, porque uma outra banda brasileira já o tinha feito. Os punks do 365, gravaram "Grândola, Vila Morena", e por causa disso, aprendi a letra e cheguei a cantar o tema num show em Coimbra em que tocámos num 25 de Abril

A verdade é que tivemos que ir a Portugal para ter real conhecimento do Rock Português.


A escolha dos temas

Os singles (que no Brasil chamamos de compactos) do Salada de Frutas e dos GNR comprei em 2ª mão a uns vendedores numa praça de Lisboa, "Se Eu Enlouquecer" de Daniel Bacelar e Os Gentlemen ouvi num dos volumes dos Portuguese Nuggets e "Coudn’t Care At All" [dos D30] conheci através de um cd que me foi oferecido em Coimbra.

Nessa cidade de grandes bandas, vim a descobrir enquanto lá estava que afinal era um fã tardio dos Tédio Boys e, talvez por isso, decidimos gravar um tema de uma banda de um ex-integrante deles, o D3O.


Outras músicas

Nas nossas viagens a Portugal conhecemos muitas outras músicas de outros artistas Rock, foi até difícil escolher os temas. Para este EP tentámos fazer um apanhado de diferentes alturas e que tivessem a ver com o nosso som e com a mistura que fazemos. (...)

Desafio

Agora fica a pergunta no ar: qual será a banda portuguesa que vai gravar as suas músicas preferidas do Rock Brasileiro?

Fonte: Optimusdiscos / Gabriel Thomaz (Autoramas) (adaptado com subtítulos)

Mais informações: Guedelhudos (ié-ié)

Sem comentários: