terça-feira, 20 de abril de 2010

Rafael Bittencourt grava versão "metaleira" de "O Pastor" dos Madredeus (2008)

Rafael Bittencourt, guitarrista do grupo brasileiro Angra, gravou uma versão do tema dos Madredeus, "O Pastor", em seu primeiro álbum solo, "Brainworms I", lançado em 2008.

Depoimento de Rafael Bittencourt

Queria colocar mais músicas em português e sabia que poderia enfrentar uma rejeição porque ainda há muito preconceito das pessoas (fâs de Heavy metal) com relação a isto.

Mesmo assim, não desisti e pensei que uma boa maneira de fazer as pessoas "acostumarem" a isto seria fazer versões metaleiras de músicas que já se consagraram como sendo boas.

A ideia era ter uma música que fosse incontestavelmente boa e universal, como esta. Daí, ninguém poderia falar mal da composição em si, o arranjo era responsabilidade minha, haveria de ser algo bem feito, que tivesse impacto suficiente para deixar o facto da música ser em português em segundo plano.

Tenho orgulho de ser o primeiro da minha geração, dentro deste estilo a fazer isto aqui no Brasil. Foi algo completamente inovador e espero que faça muita gente repensar a maneira padronizada que vêm compondo. Acredito que temos que assumir riscos se queremos algo diferenciado.

Porquê Madredeus ?

Sempre quis tocar e cantar coisas em português porque eu gosto muito da música brasileira, tanto quanto de Heavy Metal. [E eu acho que a melhor maneira do público se acostumar é ouvindo uma versão de uma música que já é notavelmente boa em português.]

Sou fã do Madredeus que é um dos grupos que eu já tinha vontade de fazer versões. Eu tentei outras também, como Ivan Lins, Raul Seixas, Roberto Carlos, Tom Jobim. Eu quero um dia fazer um CD só de versões em português.



Fontes/Mais informações: Bittencourt project (blog) / Metal clube / Novo Metal

Video: Youtube

Sem comentários: