quinta-feira, 15 de abril de 2010

Madredeus na banda sonora de "Os Maias" (2001)

A canção "O Pastor", dos Madredeus, foi a escolhida para retratar as requintadas tramas do destino tecidas por Eça de Queirós em seu romance, sendo um dos temas de abertura da mini-série. A canção marcava também as sequências mais importantes da história.

Além da música de abertura, o conjunto foi responsável por outros três temas: "As Ilhas dos Açores", "Haja o que Houver" e "Matinal". A banda sonora incluía igualmente o tema "Fado" de Dulce Pontes.

"O Pastor"

"O Pastor" começou a tornar-se célebre na Europa após sua inclusão numa coletânea da EMI francesa, chamada "Ambiances, Musique d’une Nouvelle Âge", na qual constavam ainda canções de nomes consagrados como Philip Glass, Brian Eno e Miles Davis.

Em 1993, os Madredeus viajaram para a Grécia, em viagem promocional patrocinada por sua gravadora, a EMI. Sem que o grupo ou seu agente em Portugal soubessem, a EMI grega tinha licenciado a utilização da canção para um anúncio televisivo local da marca de uísque J&B.

O resultado foi, no mínimo, uma pequena comédia de erros: o grupo desceu no Aeroporto de Atenas sob uma calorosa recepção dos representantes da EMI grega, cercados de anúncios da bebida e meninas vestidas com uniformes que ostentavam a marca.

O grupo pensou que tudo aquilo se tratava de uma estratégia de seu agente, enquanto a EMI grega imaginava também que o grupo tinha autorizado o uso da canção.

Apurados os factos, o resultado de tais desencontros foi o 2º lugar no top de vendas grego do álbum "Existir" ...


Outros temas

Não será apenas "O Pastor" que irá "embalar" a intrincada trama de amor e desejo de "Os Maias". Já no primeiro capítulo da mini-série, transmitido em 9 de janeiro de 2001, dois outros temas do grupo, ambos relançados no álbum "Antologia"(2000), emolduraram a paixão de Pedro da Maia (vivido magistralmente por Leonardo Vieira) por Maria Monforte (Suzana Spoladore).

Na cena em que Pedro vê Maria Monforte passeando numa "charrete", ouve-se o belíssimo tema instrumental "As Ilhas dos Açores", originalmente lançado no álbum "Existir"(1990).

Depois, quando Pedro reflecte sobre seu amor e vai até a residência de Maria Monforte, para declarar-se a ela, ouve-se uma das mais ricas canções de amor do Madredeus: "Haja o que Houver", do álbum "O Paraíso"(1998).

No segundo episódio, o tema "Haja o que Houver" foi tocado na íntegra, enquanto Pedro da Maia e Maria Monforte se encontravam num parque em Sintra, e no sétimo capítulo a canção "Matinal", do álbum "Existir", pontuou a dramática cena da fuga de Maria Monforte.

A banda sonora, lançada em CD pela Som Livre, inclui temas de Madredeus e Dulce Pontes, além de outros temas instrumentais.

Fontes/Mais informações: wikipedia / Robertson Frizero Barros (adaptado)

Video: Chamada de elenco

Sem comentários: