terça-feira, 13 de abril de 2010

"Os Maias" em mini-série da Rede Globo (2001)

"Os Maias" foi uma mini-série exibida pela Rede Globo entre 9 de Janeiro e 23 de Março de 2001, em 42 episódios. Adaptada do romance homónimo de Eça de Queiroz, foi escrita por Maria Adelaide Amaral, João Emanuel Carneiro e Vincent Villari, incluindo personagens e cenas de outros dois romances do autor português, "A Relíquia" e "A Capital".

A mini-série, co-produzida pela Globo e pela SIC, conta com um narrador, o actor Raul Cortez, que conta toda a história em "voz off", como se fosse o próprio Eça de Queiroz.


Rodagem em Portugal

- A tradicional casa dos Maias, conhecida como o Ramalhete, teve como fachada um antigo casarão abandonado em Lisboa, de 1788, de propriedade particular.

- Para dar mais realismo às cenas ambientadas em Portugal, a mini-série foi gravada durante seis semanas em várias regiões do país, sendo a primeira produção da TV Globo a passar tanto tempo fora do Brasil.

- Foram a Portugal 26 integrantes de um elenco de mais de 50 actores, além de 95 pessoas da equipe de produção. Cerca de 50 portugueses trabalharam na mini-série.

- Em Portugal, a equipe gravou no Vale do Douro, ao norte do país, onde foram feitas as sequências da colheita de milho e uva mostradas na história.

- Na estação de trem de Vargelas, foi gravado o embarque de trem de Carlos da Maia para Coimbra, quando o personagem ingressa na faculdade de Medicina.

- A cena do enterro de Pedro Maia foi realizada na vila de Monção, quase na fronteira com a Espanha. A cidade de Sintra também serviu de cenário para várias gravações.


Curiosidades

- Os portugueses Campos Matos (arquitecto), Isabel Pires de Lima e Carlos Reis integraram uma equipa de especialistas que ministraram uma série de palestras sobre a vida e obra (e época) de Eça de Queiroz, realizadas no Projac.

- Quando visitava o museu do Louvre, em Paris, Fábio Assunção viu uma pintura em que aparecia o personagem criado por Eça de Queiroz, Carlos Eduardo da Maia.

Entre muitos homens retratados pela obra, Carlos Eduardo era o mais cabeludo e com o olhar mais lúcido, segundo Fábio Assunção.

O actor conseguiu uma reprodução da imagem e levou-a a Luiz Fernando Carvalho, propondo que aquela fosse a caracterização do personagem. O director concordou e, assim, foi decidido o visual que Carlos Eduardo da Maia teria.

- Em 2004, a Globo Vídeos lançou "Os Maias" em DVD. O DVD contou com edição de Luiz Fernando Carvalho, que fez alterações no formato da série, cortando as partes da narrativa que se referem aos romances "A Relíquia" e "A Capital".

Outro destaque do DVD são as notas sobre a obra literária, através de Beatriz Berrine, professora titular de literaturas portuguesa e brasileira da PUC - São Paulo.

Embora transmitida em horário inconveniente, a mini-série promoveu sucessivas reedições do romance de 1888. Para surpresa geral o título chegou à lista dos livros mais vendidos no Brasil em começos do século XXI.


Prémios e reconhecimento

A mini-série foi um dos programas mais premiados de 2001, sendo inclusive elogiado por um público intelectual menos afeito à televisão, apesar de terem havido alguns problemas na produção da série.

"Os Maias" recebeu os prémios de melhor cenografia, fotografia e direcção de arte do II Festival Latino-Americano de Cine Vídeo de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Fontes: wikipedia / Memória Globo / IMDb

Mais informações: (1), (2), (3)

Videos: (1), (2)

Sem comentários: