quinta-feira, 8 de abril de 2010

Eça de Queiroz adaptado ao cinema em “Amor & Cia.” de Helvécio Ratton (1999)


A cidade histórica de São João del Rey, Minas Gerais, é o cenário perfeito para a requintada reconstituição de época do filme “Amor & Cia.", uma adaptação livre da obra de Eça de Queiroz ("Alves & Companhia"), que conta a história de um homem traído, um coração dividido entre a paixão e a honra. Uma comédia romântica que se poderia passar em qualquer lugar e em qualquer época.


Sinopse

Em São João del-Rei, no final do século XIX, vive Alves (Marco Nanini), um próspero negociante.

Um dia ele vai para casa mais cedo para comemorar com Ludovina (Patricia Pillar) os quatro anos de casados, mas aí encontra Machado (Alexandre Borges), seu sócio, em atitude suspeita.

Apesar de aparentemente nada de mais grave ter acontecido, Alves expulsa a mulher de casa no mesmo dia, e pensa em desafiar seu sócio e ex-amigo para um duelo, no qual apenas uma arma estaria carregada e a distância seria de dois passos. Entretanto, os acontecimentos tomam um rumo inesperado.


Prémios e nomeações

- Três prémios no Festival de Brasília, nas categorias: Melhor Filme, Melhor Actriz (Patrícia Pillar) e Melhor Desenho de Produção.
- Dois prémios no Festival de Cinema Brasileiro de Miami, nas categorias de Melhor Actor (Marco Nanini) e Melhor Banda Sonora.
- Prémio de Melhor Filme Latino-americano, no Festival de Cinema de Mar del Plata.
- Duas nomeações no Grande Prémio do Cinema Brasil, nas categorias de Melhor Filme e Melhor Actor (Marco Nanini).

Fonte: wikipedia / IMDb

Sem comentários: