terça-feira, 6 de abril de 2010

"O Primo Basílio" em mini-série da Rede Globo (1988)

A mini-série "O Primo Basílio" foi exibida pela Rede Globo entre 9 de Agosto e 2 de Setembro de 1988, em 16 episódios. Adaptada do romance homónimo de Eça de Queiroz, foi escrita por Gilberto Braga e Leonor Bassères , sob direcção de Daniel Filho.

A adaptação para televisão recebeu críticas e elogios dos portugueses. Alguns intelectuais consideraram que a adaptação do romance de Eça de Queiroz não fora bem realizada. Já a Federação das Associações Portuguesas e Luso-Brasileiras julgou que o programa foi fundamental para a divulgação da cultura portuguesa e da literatura de Eça de Queiroz.

A narrativa apresenta quatro personagens centrais: Luísa (Giulia Gam), seu primo Basílio (Marcos Paulo), seu marido, Jorge (Tony Ramos) e a empregada Juliana (Marília Pêra).


Visita a Portugal

O cenógrafo Mário Monteiro pesquisou em detalhes as ruas de Lisboa e, sobretudo, seguiu as descrições de Eça de Queiroz, fundamentais para a realização da obra. A equipe também visitou Lisboa e procurou reproduzir a atmosfera da cidade.

Algumas cenas da mini-série foram gravadas em Sintra, Portugal.


Curiosidade

Marília Pêra não queria interpretar uma mulher infeliz e amargurada, fisicamente feia e maltratada. Um dos argumentos usados pelo realizador Daniel Filho para convencê-la foi que a personagem era uma das favoritas do cineasta espanhol Luis Buñuel.


Banda sonora:

O primo Basílio teve direcção musical de Roger Henri. A banda sonora incluía um tema composto por Wagner Tiso, "O fado da Leopoldina", com letra de Eça de Queiroz, interpretada por Beth Goulart, que fazia o papel de Leopoldina na história.



Fontes: Memória Globo / IMDb


 

1 comentário:

Anónimo disse...

Estou relendo esse livro e fascinado novamente estou. As descrições do Eça são geniais, sobretudo a amargura de Juliana. A Luísa, ao fim e ao cabo teve o que mereceu. O Jorge foi a grande surpresa, grande coração, grande caráter.

Saudações brasileiras.