terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Um urso chamado Panda Bear


A história conta-se rápido. Veio em 2003 para um concerto com os Animal Collective – não os quatro elementos, apenas ele e Avery Tare – inserido na programação do Festival Número, apaixonou-se, mudou-se de Nova Iorque para Lisboa, casou, foi pai. Daí para cá, os Animal Collective passaram de respeitadíssima banda de culto a fenómeno imprescendível (…)

Entre Lisboa e Nova Iorque

Entre Lisboa e Nova Iorque anda Noah Lennox em concertos e gravações com os Animal Collective. No triângulo Bairro Alto, Rato e Baixa, eis onde podemos encontrar Panda Bear, de férias do ‘trabalho’. "Férias" ? Sim, mas não propriamente.

Há um pouco da "micro-Lisboa" dele (é assim que se refere à Lisboa que conhece) em "Person Pitch" o seu segundo álbum a solo.

"Não pensei que queria capturar neste disco aquilo que sentia pelo local, mas sou um grande crente na influência dos locais naquilo que faço" (…)

A música portuguesa que ele descobriu

Causou perplexidade descobrir, na rubrica "Gest-List" do site "Pitchfork", que Noah Lennox escolheu como "banda revelação" os 4Taste – esses mesmos, os de "Morangos com Açucar".
(…)

O Panda Bear melómano, esse recomenda as Doce – “vi-as num festival da canção, adorei-as e já consegui arranjar um 'best of'" – e os Heróis do Mar – "they’re sweet".

Conhece "muito bem" os Xutos e Pontapés (…) São 'dudes' a fazer canções rock". A maior descoberta, porém, foi António Variações – que até incluiu nos agradecimentos de "Person Pitch" (seu álbum a solo de 2007).

"Variações criava música popular, mas tornava-o algo novo (…)"

Fonte: Mário Lopes, Ipsilon – suplemento do Jornal “Público” (2007) (adaptado)

Foto: capa de "Live at Zdb" (2004)

Novo álbum

Todos os temas de «Tomboy» foram criados em Lisboa (...) "Fiquei inspirado pela cidade no momento em que aterrei pela primeira vez. Eu gosto do ritmo a que as coisas acontecem aqui", elogiou o músico.

Fonte: Musica.iol

Mais informações (1), 2nd, Fernanda Pereira

Sem comentários: