quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

"Portugal.the Man" do Arkansas para o mundo

Alguém imaginaria que um dia surgiria uma banda proveniente do Estado norte-americano do Arkansas com o nome Portugal ? Pois o improvável aconteceu e os "Portugal.The Man" (sim, com um ponto a separar o nome) surgiram das cinzas dos Anatomy of a Ghost e, com um estilo musical de raízes indie, aqui e ali tingido com elementos soul, blues e folk.

O nome da banda resultou da tentativa de criar uma entidade algo mítica que fosse maior do que os seus integrantes, sendo inspirada na ideia de David Bowie de que a fama será "bigger than life". Eles queriam que a banda fosse "maior do que a vida", mas não queriam que fosse utilizado nenhum nome dos seus membros.

Segundo o guitarrista e vocalista John Gourley, a ideia surgiu-lhe do facto de um país ser um grupo de pessoas, tendo Portugal sido, por casualidade, o primeiro país que lhe veio à mente. Assim, o nome da banda é "Portugal", mas "The Man" realça que se trata de um indíviduo e não de um país.

O nome tem igualmente um significado mais pessoal, pois "Portugal.the man" seria o título do livro que Gourley tinha planeado escrever sobre o seu pai e as suas muitas aventuras.

Fontes: wikipedia / musicaonline

Sem comentários: