terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Júlio Iglésias em português


(…) tenho uma afinidade natural [por Portugal] porque o meu pai nasceu na Galiza. Eu também me sinto muito ‘galego’, por muitas razões. E, como costumo repetir nos meus concertos aqui, os meus avôs maternos nasceram em Palma del Condado, em Huelva, muito perto de Portugal.

As minhas raízes estão junto das fronteiras de Portugal, pelo Norte e pelo Sul. Mas é no coração que eu mais sinto Portugal. E se isso não bastasse, ainda há depois a minha filha Isabel, Chabeli, nascida em Cascais, que é uma vila pela qual tenho muito carinho e que conheço bem. Resumindo, amo Portugal.

(…) não receio afirmar que sou o artista que mais tem cantado em português no mundo. O que não deixa de ser lógico para quem olhar para a minha carreira. Cantei em português na China, no Cáucaso, nas margens do Ganges ou em África.

Quando alguém grita num concerto, ‘Júlio, sou português’, canto logo um tema na sua língua. Por exemplo, cantei muitas vezes “Uma casa portuguesa”. (...)

Fonte: Maite Gonzalez e J. Frisuelos in Revista “Visão” (2003)

Júlio Iglésias gravou igualmente uma versão do tema "Coimbra" no álbum "Libra" (1982), o qual foi incluido num EP editado apenas no Brasil.



Video: "Coimbra"

2 comentários:

J.C.Cardoso disse...

O versão de Iglesias para "Coimbra" que rodava aqui para o Brasil nada tinha a haver com a letra tal qual conhecemos. Parecia mais uma tradução da horrível letra em inglês para "April em Portugal".
Os autores devem (muito justamente) estar se revirando na(s) tumba(s)...

Blogger disse...

Obrigado pelo comentário

Pode encontrar outras versões (inclusive de Roberto Carlos) em

http://pnm-musica.blogspot.pt/search/label/*%20Coimbra%20%2F%20Abril%20em%20Portugal