segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Escândalo de Alves dos Reis em série "Accadde a Lisbona" ("Aconteceu em Lisboa") (1974)

"Accadde a Lisbona" é o título de uma mini-série de televisão (de 3 episódios) transmitida pela RAI a partir de 15 Setembro de 1974.

Sob a direcção de Daniele D'Anza e com argumento de Luigi Lunari, "Accadde a Lisbona" é uma ficção inspirada num facto verdadeiro: o escândalo do Banco de Portugal que se verificara no ano de 1925, tendo como protagonista Alves do Reis, aqui interpretado pelo actor Paolo Stoppa.


O argumento segue fielmente a história verdadeira. O único elemento que difere da realidade é, provavelmente, na idade do protagonista: Alves dos Reis tinha menos de 30 anos aquando do golpe, enquanto que a actor tinha quase 70 anos.

A série contava igualmente com a participação dos actores Paolo Ferrari (no papel do cúmplice José Bandeira), Alessandro Sperli (Adolf Rennies), Enzo Tarascio (Karl Marang), Roberto Brivio (Ferreira), Ottavio Fanfani (De Sousa) e Maria Fiore (Maria Luísa), entre outros.


No início de cada episódio é exibida uma breve introdução, rodada ao ar livre em diferentes pontos do centro histórico de Lisboa, em que o narrador (Paolo Stoppa) explica o contexto da história ou resume os episódios anteriores.

Fontes: wikipedia / Vicolo stretto Forum / IMDb

Video: Youtub(1), (2), (3), (4), (5), (6)








1 comentário:

Anónimo disse...

"Accade a Lisboa" = "Aconteceu em Lisboa"