quarta-feira, 26 de agosto de 2009

"Lisbon Story" de Paul L. Stein (1946)



Filme musical dirigido por Paul Stein, para a British National Filme, que conta com a participação de Patricia Burke e David Farrar e do famoso cantor de ópera austríaco Richard Tauber (que, no papel de André Joubert, interpreta “Pedro the Fisherman”, popularizado no teatro pelos Vincent Tildsley Mastersingers).

A acção do filme decorre durante a 2ª Guerra Mundial e aborda os esforços de uma cantora francesa (Patricia Burke) e de um espião inglês (David Farrar) que viajam para a Alemanha nazi para salvar um cientista francês.


“Lisbon story” revelou-se um enorme sucesso nos palcos, tendo estado em cena entre Junho de 1943 e Julho de 1944, quando o aumento do número de bombardeamentos pesados forçou o encerramento temporário de mais de metade dos teatros de Londres.

Durante este tempo, Patricia Burke fez 492 apresentações no papel de Gabrielle, uma cantora que escapa dos nazis em Paris, acabando por ser executada pelos nazis durante a cena final em Portugal.


As reações da imprensa não foram unânimes, enquanto o Manchester Evening News achou que o fim era disparatado, o Daily Mail descreveu-o como "The Gestapo set to Music!"

O público não tinha esses escrúpulos. Eles estavam em guerra e tratava-se de um musical que lhes trazia a realidade do nazismo para o teatro de Londres.  O espectáculo teria permanecido mais tempo em cartaz se a Luftwaffe tivesse permitido.


O tema "Pedro, o pescador" era interpretado no teatro pelos Vincent Tildsley Mastersingers vestidos de forma colorida como marinheiros portugueses. A canção relata como Pedro, o pescador que assobia, abandona a sua amada Nina para ir para o mar, mas que acaba por regressar mesmo a tempo de impedir que ela se case com Miguel, o rico produtor de vinho.




Fontes: wikipedia / All Movie / Enciclopédia do Teatro musical / IMDb

Video: "Pedro the Fisherman" (Richard Tauber)

Sem comentários: