William Leonard Pereira (1909-1985) foi um famoso arquitecto norte-americano de ascendência portuguesa.
Um dos seus primeiros trabalhos, de colaboração com o irmão Hal Pereira (famoso director artístico nos Estúdios de Cinema Paramount), foi o famoso Esquire Theatre, na East Oak Street, em Chicago.
William juntou-se ao irmão em Los Angeles e um dos seus primeiros trabalhos foi a Motion Picture Country House em Woodland Hills, em 1942.
Nesse período, enquanto não se afirmava como arquitecto, William trabalhou também como director de arte na Paramount e ganhou o Oscar de efeitos especiais pelo seu trabalho em "Reap the Wild Wind" (1942).
A carreira cinematográfica de William Pereira foi breve, mas produziu ainda meia dúzia de filmes para a RKO, entre os quais Jane Eyre (1944), a primeira adaptação ao cinema do famoso romance de Charlotte Bronté, com Orson Wells e Joan Fontaine.
Foi sobretudo como arquitecto que William Pereira se consagrou e o seu traço futurista marcou a América dos 50-60.
Chegou a ter mais de 300 arquitectos trabalhando sob as suas ordens e assinou mais de 400 importantes projectos como o aeroporto de Los Angeles, os estúdios da CBS em Los Angeles ou a famosa Transamerica Piramide em San Francisco.
Fonte: Eurico Mendes, Portuguese Times / wikipedia
Pirâmide Transamerica
Lista de prédios da autoria de William Pereira
Sem comentários:
Enviar um comentário