quarta-feira, 24 de junho de 2009

Pierre Mendes-France, político


Pierre Mendès France (1907—1982) foi um político francês. Ocupou o cargo de primeiro-ministro da França, entre 18 de Junho de 1954 a 23 de Fevereiro de 1955.

Pierre Mendès France era descendente de uma família Judaico-Portuguesa ("Mendes de França") que se viu obrigada a sair de Portugal depois do Massacre de Lisboa de 1506.

Foi editado em disco um conjunto de entrevistas/depoimentos no qual se inclui "Du portugal a la france du xv au xvii siecle".

Fonte: wikipedia

Judeus em França

Milhares de judeus portugueses refugiram-se nos século XVI e XVII neste país, constituindo importantes comunidades em Bordéus, Baiona (Espanha, na fronteira com a França), San Juan de Luz, Biarritz, Bidart, Tartas, Lyon, La Rochelle, Marselha e Rouen.

Em Bordéus, esta comunidade possuia locais próprios de culto, cemitério, dominando o comércio, banca e construção naval. Era muito activa ainda no século XIX.

Ao longo dos séculos membros destas comunidades portuguesas tiveram grande notoriedade pública em multiplos domínios como: Jacob Camille Pizarro (1831 - 1903), pintor impressionista; Pierre Mendes-France (1907 - 1982), político, etc.

Fonte: Lusotopia

Sem comentários: