sexta-feira, 22 de maio de 2009

Luís Rego, prisioneiro político


Luís Rego foi para Paris em 1962, com 18 anos, com o desejo de se aperfeiçoar na guitarra e, simultaneamente, evitar o serviço militar obrigatório. Conheceu depois Jean, Gerard, Donald e Phil e decidiram formar os Problèmes.

Estrearam-se num clube da Normandia, assinaram contrato com a Vogue e actuaram na TV e depois é história...

Os Problémes gravaram o tema "Ballade à Luis Rego, Prisonnier Politique" após terem vindo a Portugal. Nessa altura, Luis Rego foi detido devido à sua fuga do serviço militar.


Percurso

Luís Rego é uma personagem, um tanto quanto atípica, tendo exercido várias ocupações (músico, autor, actor, comediante, humorista e locutor de rádio).

Quando chegou a Paris teve de trabalhar. Trabalhou numa fábrica durante um ano. De seguida fez pequenos biscastes aqui e ali. Fez um pouco de tudo até encontrar os músicos e de aderir a um grupo ou formar um. Foi o que eu fiz.

Foi assim que nasceram os Problémes (grupo de suporte do cantor Antóine), que fundou quando encontrou o Gérard Rinaldi.

Os Problémes tornaram-se os Charlots. Os Charlots eram no princípio um grupo cómico. Começaram por acaso por uma paródia que teve êxito e nessa altura tornaram-se artistas de música hall. Apresentavam números musicais burlescos.

Foi no seguimento desse sucesso inicial que o cinema se interessou por eles. Depois de um grande êxito com os filmes "A grande Festa" e "Os Tropas Malucos", Luís Rego decide abandonar o grupo, tendo posteriormente participado em filmes de sucesso como "Os Bronzeados" e "Os homens preferem as gordas".

Fonte: Guedelhudos (ié-ié)

Sem comentários: