segunda-feira, 25 de maio de 2009

Jess & James, uma dupla luso-belga

O grupo Jesse and James, formado por dois irmãos, António e Fernando Lameirinhas, oriundos da zona do Porto, foram considerados pela editora Belter como uma das suas grandes apostas.

Os dois irmãos foram para a Belgica ainda novos e com os nomes artísticos de Tony and Waldo Lam formaram o grupo JJ Band, com antigos membros das bandas Manfred Mann e The Crazy World od Arthur Brown.

Aí gravaram os primeiros discos para a editora Palette. Tiveram bastante sucesso durante a 2ª metade da década de 60 e início de 70, tanto na Bélgica como na Espanha. Chegaram a editar 10 singles e 3 LP`s (1967/1972) para a editora espanhola Belter. Nada mau para 2 portugueses...

As edições dos Jess & James na Belter eram reedições dos originais da Palette, apenas em 2 casos a Belter publicou singles com versões espanholas de temas deles.

Além dos 3 LP's como Jess & James, há ainda o disco "A New Exciting Experience", assinado como Free Pop Electronic Concept, em que aos irmãos Lam/Lameirinhas e seus colaboradores habituais se junta ainda o compositor belga Arsène Souffriau, para um trabalho que funde música electroacústica e rock

Fontes: Reis do Yé-Yé / Fantomas / Bissaide

2 comentários:

plexus disse...

http://audiolabirinto.blogspot.com/2008/04/jess-james_23.html

Fado - Jess-James

glb disse...

Een fado voor mijn vader - livro de 2016 de F. Lameirinhas