sexta-feira, 15 de maio de 2009

Ana Moura participa no "Rolling Stones Project" (2007)


A fadista Ana Moura é uma das participantes da segunda edição do "The Rolling Stones Project", que reúne diversos artistas para interpretarem versões pessoais de canções da histórica banda.

O convite partiu de Tim Ries, saxofonista da banda de apoio aos Rolling Stones e mentor do projecto.

"No expectations" e "Brown sugar" foram os temas interpretados por Ana Moura, com tradução e arranjos de Jorge Fernando, antigo guitarrista de Amália Rodrigues.

Além deste músico, acompanharam a artista Custódio Castelo (guitarra portuguesa), Tim Ries, Charlie Watts (baterista dos Rolling Stones) e Chuck Leavell (pianista da banda de apoio dos Rolling Stones).

A escolha de Tim Ries

Nas notas do disco, Tim Ries confessa-se amante de fado e grande fã de Amália Rodrigues e revela que andou na Tower Records, em Tóquio, à procura de discos de fados.

Como não conhecia as novas fadistas, comprou três CDs ao calha e no terceiro descobriu Ana Moura.

"Logo à primeira frase, soube que ela era a escolhida, a única!".


Concerto dos Rolling Stones

O concerto dos Rolling Stones, no Estádio Alvalade XXI, em Junho de 2007, ficou marcado, entre outros momentos, pela actuação de Ana Moura.

A fadista entrou em palco para interpretar em português parte do tema "No Expectations", canção que tinha gravado em 2006, no âmbito do "The Stones Project".

Fontes: Musica.iol / Guedelhudos (ié-ié) / TSF

Videos: Ensaios, Concerto

1 comentário:

fatum disse...

http://aeiou.expresso.pt/tres-fadistas-estrangeiras=f527271

multifacetada Maria Berasarte, nascida no País Basco, homenageou recentemente o fado no álbum "Todas las horas son viejas". Futuramente, colaborará no projecto Adufe de José Salgueiro (Gaiteiros de Lisboa, entre outros) e José Peixoto (ex-Madredeus)

Mor Karbasi actuou há dias no Festival de Música de Sines. Conotada sobretudo com música Sefardita (com raízes judaicas da Ibéria), a israelita cantou o "standard" do fado "A Rua do Capelão".


Nynke Laverman lançou no primeiro trabalho uma catalogação que se colou a si: Frisian Fado. Friesland é a região mais a norte da Holanda, da qual é natural. Neste CD fez uso de letras do poeta holandês J.J. Slauerhoff e aproximou-se à musicalidade do fado.