quarta-feira, 13 de maio de 2009

Curta-mertagem de tema de Dido rodado na Nazaré (2008)

A cantora britânica Dido convidou diversos autores para realizarem curtas-metragens inspiradas nos temas do seu terceiro álbum "Safe Trip Home".

A realizadora portuguesa Cristiana Miranda, radicada em Londres, foi a autora da curta metragem inspirada pelo tema “The Day Before the Day”, uma canção sobre a morte que lhe fez lembrar o fado e a saudade.

Percurso de Cristiana Miranda

Cristiana Miranda foi para Londres aos 18 anos, onde estudou Comunicação Social. O seu primeiro trabalho de sucesso foi um documentário de três minutos para o Discovery Channel, sobre a stripper burlesca Dita von Teese.

O documentário tornou-se um sucesso e abriu-lhe as portas a novos projectos. Além de ter participado num festival no Japão, o documentário foi visionado em cinco programas de televisão no Reino Unido.

Nazaré

O vídeo, "Fisherman", foi inteiramente rodado na Nazaré e retrata o dia-a-dia dos pescadores locais.

Em declarações à agência Lusa, a realizadora justificou a escolha da vila piscatória portuguesa para esta canção pela "expressão marcada e carregada" dos pescadores da Nazaré, que cumpriam o propósito melancólico do tema.

O seu trabalho com "Fisherman" foi eleito o melhor entre os 11 vídeos do álbum “Safe Trip Home” e mereceu grandes elogios por parte de Dido, para quem a «beleza melancólica" da Nazaré enalteceu "o valor da música".


"Fisherman"

"A ideia era fazer para cada faixa musical, um filme sobre um sítio à volta do mundo. Já tinham indicado os países ou regiões para cada música, mas ainda não estava totalmente definido", explica Cristiana, acrescentando que lhe foi atribuída uma música associada a Inglaterra. Não chegou sequer a ouvi-la e decidiu telefonar a perguntar se não haveria uma faixa "mais mediterrânica".

Soube então que havia um tema que poderia ser associado a Itália ou Grécia e pediu que lhe fosse enviado. Assim que ouviu a música telefonou à equipa da cantora para dizer que aquela música nada tinha a ver com Itália ou Grécia. "Disse-lhes que isto era Portugal, a melancolia da música lembrou-me muito o fado", recorda.

"The Day Before the Day" é uma das faixas mais "intensas" do álbum e Cristiana associou-a instantaneamente à Nazaré e à vida dos pescadores, por ser uma canção que fala sobre a perda de alguém e que faz lembrar o fado e o sentimento de saudade.

"A letra e a música, lembraram-me imediatamente os pescadores. É uma história de mar, de morte mas da aceitação da morte e da capacidade de viver com a morte. É uma história de saudade, daquela nostalgia que não se consegue definir", explicou.

Reacção de Dido

A cantora britânica - que tinha gostado da ideia do vídeo ser filmado em Portugal - teve uma reacção final que superou as suas expectativas.

"Ela enviou-me um e-mail fantástico, de alguém que interpretou o filme exactamente da maneira que eu gostava que as pessoas interpretassem", revela a realizadora destacando as observações que a cantora fez sobre a "beleza melancólica" e o "sentido da fatalidade" que quis transmitir.

"Referiu que o vídeo realmente enalteceu o valor da música, porque apesar da imagem ser bastante forte, a música conta a história. Foi isso que a fez sentir-se bastante contente com o produto final", diz Cristiana. (...)

Fontes: Mundo Português (Ana Grácio Pinto) / A vida é um palco

Ligação: Extractos de entrevista a Cristiana (página oficial de Dido), Video

Sem comentários: