segunda-feira, 16 de março de 2009

Um Antônio Maria moderno em "Como uma Onda" (2004)


"Como uma Onda" foi uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 18 horas pela Rede Globo, de 22 de Novembro de 2004 a 18 de Junho de 2005, em 179 episódios.

Apresentou pela primeira vez a actriz Alinne Moraes como protagonista de uma novela, contracenando com o actor português Ricardo Pereira (nomeado para os Prémios "Contigo" como melhor actor revelação).


Parte do elenco e produção estiveram no norte de Portugal (com destaque para Guimarães) para gravar as primeiras cenas. Não se concretizaram, no entanto, os planos de gravação nos Açores (que aliás era o nome original da novela).

Além de Ricardo Pereira, é de destacar a participação dos actores portugueses Joana Solnado e António Reis.


Sinopse

No início da trama, o açoriano Daniel Cascaes (Ricardo Pereira) vive um amor impossível com a portuguesa Almerinda (Joana Solnado).

O pai de Almerinda, o conservador Almirante Figueroa (António Reis), não aceita o namoro da filha, e contrata 'capangas' para separar o casal. Assim, Daniel resolve fugir, disfarçando-se de guia turístico.


Durante a fuga, ele encontra-se com o empresário brasileiro Sinésio Paiva, sua esposa Mariléia e as suas duas filhas, Lenita e Nina, que logo se interessam pelo rapaz.

Daniel e Almerinda marcam dia e hora para fugir de Portugal, mas os capangas do almirante interceptam o plano, colocando Daniel num transatlântico que ruma para o Brasil.

Por ser um clandestino, Daniel fica preso no navio por ordem do comandante, sendo ajudado pelas irmãs Nina e Lenita, que já no Brasil conseguem que o pai contrate Daniel como mordomo da família.

Fonte: wikipedia


Um Antônio Maria moderno

Há quatro décadas, no tempo da TV Tupi, o argumentista Walter Negrão e o então actor e hoje director Dennis Carvalho fizeram o "António Maria" em televisão, com o actor brasileiro Sérgio Cardoso.

(...) Negrão e Dennis Carvalho juntaram-se para apresentar o que ambos dizem ser "um António Maria moderno": Trata-se de "Como uma Onda", a próxima novela das seis da estação brasileira; uma história desenhada para um público adolescente na qual o protagonista principal é o actor português Ricardo Pereira. (...)

Ricardo Pereira define o seu papel como o de "um herói positivo" e espera que a sua prestação e o personagem que interpreta "ajudem a mudar a imagem do português no Brasil", ainda presa ao mito do emigrante, sempre saudoso da "santa terrinha".(...)


Walter Negrão e Dennis Carvalho não pouparam elogios ao trabalho da estrela "importada". Ambos tinham receio dessa opção. "Era perigoso dar o protagonista a um actor estrangeiro, o que nunca tinha acontecido na Globo", disse o director de "Como uma Onda". "Sempre quis um protagonista internacional e a maneira mais lógica de o fazer é com um actor português que não tem a dificuldade da adaptação e funciona lá como cá", afirmou o guionista. (...)

"Fiz um acordo com o Ricardo", diz Walter Negrão. "Escrever o português dele é meio complicado. É só um cuidado para eu não escrever coisas que os portugueses não dizem como o gerúndio. O Ricardo aprendeu a não apostrofar as palavras, para que o público o perceba. Já se habituou à musicalidade brasileira, sem perder a raiz portuguesa."


Fonte: DN

1 comentário:

Blogger disse...

Mário Cardoso

http://www.telehistoria.com.br/colunas/index.asp?id=5720