sexta-feira, 13 de março de 2009

TV Manchete produz nova versão de "Antônio Maria" (1985)

O popular actor português Sinde Filipe foi o protagonista da nova versão da telenovela "Antônio Maria", pelo que foi o primeiro actor por­tuguês a conseguir tal estatuto.

"Em 1.º de julho de 1985, às 18h30, estreou Antônio Maria, remake do clássico de Geraldo Vietri exibido pela primeira vez pela TV Tupi em 1968/69. Um português autêntico, Sinde Filipe, ganhava agora o papel principal que antes fora de Sérgio Cardoso, tendo Elaine Cristina como seu par, na pele de Heloísa, personagem vivida na versão original por Aracy Balabanian."

Foi a primeira aposta da extinta Rede Manchete no campo das telenovelas (apresentada de Julho a Novembro de 1985, às 18h30), contudo foi um grande fracasso - ao contrário da novela original.


Um dos principais erros foi apresentar o protagonista em Portugal, eliminando-se assim um dos maiores trunfos da telenovela original, que era o segredo em torno das origens de Antônio. Na verdade, Antônio Maria era milionário em Portugal, decidindo fugir para o Brasil para se libertar da presença de Amália (que por si estava apaixonada), empregando-se como motorista de uma família abastada.

A cantora Eugénia Melo e Castro interpreta a personagem Amália, sendo "Dança da Lua" (em dueto com Ney Matogrosso) o tema do genérico.



Sinopse

Antônio Maria D’Alencastro Figueroa chega de Portugal e vai trabalhar como motorista na mansão dos milionários Dias Leme, cujo patriarca Dr. Adalberto (Jorge Cherques) sofre um golpe por parte de Heitor (Paulo Ramos), noivo de Heloísa, a filha mais velha.

Num lance genuinamente novelesco, Antônio Maria revela-se na verdade tão rico quanto o Dr. Adalberto, e está no Brasil para fugir do assédio de sua madrasta Amália (Eugênia Mello e Castro). Ele se envolve com Heloísa, ao mesmo tempo em que se dispõe a encontrar meios de fazer os Dias Leme recuperarem sua fortuna.

Fonte: wikipediaAstros em revista (Elaine Cristina) / Memoria da TV


1 comentário:

aq disse...

No Google books - Teletema: Volume I: 1964 a 1989 -Por Guilherme Bryan, Vincent Villari - pode consultar-se um texto que fala sobre a banda sonora da novela António Maria (que poderia merecer um post autónomo) e das várias edições relacionadas incluindo um disco do guitarrista Manuel Marques que tem temas dessa novela e de "A Muralha".