quarta-feira, 25 de março de 2009

Helen D'Algy contracena com Rudolph Valentino


A actriz luso-espanhola Helena D’Algy, de seu nome Helena Lozano Guedes, nasceu em Lisboa em 18 de Setembro de 1906, tendo adoptado o apelido artístico de seu irmão Tony D’ Algy.

Apesar de ter nascido em Portugal (embora também haja fontes que referem que nasceu em Espanha), a actriz tinha uma forte pronúncia espanhola, resultante da família ter emigrado para a Argentina, o que terá contribuído para que fosse apresentada como espanhola (nacionalidade da sua mãe).

Com Valentino em "A Sainted Devil"
Após fazer figuração e pequenos papéis em filmes como “Zaza” e “Monsieur Beaucaire”, a sua carreira é verdadeiramente impulsionada em 1924, quando Rudolph Valentino, uma das maiores estrelas do cinema mudo, a descobre no restaurante dos Estúdios Paramount e a convida para contracenar consigo em “A Sainted Devil”.

Na sequência desse filme, Helena D’ Algy trabalha com realizadores importantes na história do cinema como Josef Von Stenberg, Franz Borzage, Victor Sjöström, Alan Crosland ou John Reinhardt, protagonizando diversos filmes, entre os quais "O Vaqueiro e a Condessa" de William Neill e "Sibéria" de Victor Shertzinger.

Helen D'Algy e Mary Astor em D. Juan

Com Alan Crosland participa em "Don Juan" (1926), protagonizado por John Barrymore e Mary Astor, que foi um dos primeiros primeiros a incorporar efeitos sonoros.

Entre 1925 e 1926 filmou dez filmes em Hollywood. Com o fim do cinema mudo, foram escasseando as suas participações no cinema.

Contracenando com Carlos Gardel (1933)

Em 1931 trabalha com Florián Rey no filme "Lo mejor es reír", co-produção entre Espanha e os Estados Unidos, com a famosa actriz Império Argentina e o seu irmão tony D'Algy .

E no seu último filme contracena com Carlos Gardel em "Melodia de Arrabal" (1933), protagonizado pelo cantor franco-argentino e por Império Argentina. Nas primeiras cenas dá réplica ao cantor que lhe dedica o famoso tango homónimo ("Melodia de Arrabal").

Fontes/Mais informações: Mon ciné  / Vargen57 / Javier Barreiro (actriz espanhola ?)





Revista "Mon Ciné"

4 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pelo excelente trabalho de divulgação destes actores que o mundo conheceu, mas que Portugal esqueceu.
Abraço.
Paulo

Blogger disse...

Pai português
Mãe espanhola
Nasceu em Lisboa

O irmão nasceu em Luanda (Angola)

http://portugal-mundo.blogspot.com/2009/03/tony-d-algy-em-hollywood.html

scet disse...

sugestão: Helga Liné (Alemanha; Portugal; Espanha; etc)

Blogger disse...

Excelente artigo sobre os irmãos D'algy em http://www.apaladewalsh.com/2018/10/o-fabuloso-destino-dos-irmaos-dalgy/