quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Paul Auster roda filma em Portugal (2007)


"A Vida Interior de Martin Frost" do escritor e cineasta Paul Auster, com produção de Paulo Branco, foi rodado nas Azenhas do Mar, perto de Sintra.

O filme parte de uma história de "O Livro das Ilusões", em que um escritor, para fazer face à morte da mulher e dos filhos, resolve entregar-se à escrita de um livro sobre um virtuoso do cinema mudo que desapareceu misteriosamente nos anos 20.

David Thewlis, Michael Imperioli - actor de "Os Sopranos" - Irène Jacob e Sophie Auster dão vida às personagens.

Azenhas do Mar [Sintra]

"No início não íamos com nenhuma ideia feita. Não tinha de ser igual, mas sim dar a ideia que poderia ser em qualquer lugar do mundo. Mas a zona é muito parecida com a Califórnia do Norte. É um clima parecido e a vegetação também. Aquelas árvores à volta da casa eram pinheiros normais, mas o dono da casa cortou os ramos de baixo para parecerem uma espécie de pinheiros ‘guarda-chuva'. E tem um aspecto estranho, dando um efeito quase de outro mundo, e eu queria isso. Quando vi aquela casa e a zona circundante pensei que era perfeita. Depois era isolada. Não queria quaisquer referências ao mundo exterior."

Problemas de som

"Os únicos problemas que tivemos na rodagem foram problemas de som. Quando filmámos fora da casa, ouvia-se de vez em quando galos, cães, aviões e tivemos de interromper várias vezes a rodagem. Um dia descobri que a Força Aérea Portuguesa tinha uma base ali perto. Estávamos a começar a filmar no exterior, quando os aviões militares começaram a circular pela zona durante duas horas. Mas a Diana Coelho, que era a produtora de linha, muito boa no seu trabalho, ligou mesmo para a Força Aérea a pedir que parassem com a manobra para o filme e eles concordaram, o que é incrível! (risos) Nunca tinha visto uma organização militar mudar os seus horários para um filme. Por isso, obrigada."

Fontes: Destak, Edições Asa

Sem comentários: