Parábola sobre os que vêem e os que não vêem, sobre o conhecimento e a ignorância, "Ensaio sobre a Cegueira" chega agora aos ecrãs portugueses.
Com realização do brasileiro Fernando Meirelles ("A Cidade de Deus", "O Fiel Jardineiro"), a adaptação do romance do Nobel português José Saramago é uma grande produção internacional, envolvendo actores como Julianne Moore, Mark Ruffalo, Danny Glover e Gael García Bernal.
A aceitação de José Saramago
Após ter negado "cerca de 40 vezes" a muitas produtoras a adaptação do seu livro para o cinema, José Saramago cedeu os direitos aos dois homens que um dia o visitaram em casa e que o fizeram render-se «à imagem de duas pessoas sérias».
"Olhei para eles, gostei da cara deles e disse que sim", afirmou José Saramago na conferência de imprensa. Depois do sim a Niv Fichman (produtor) e Don McKellar (argumentista), uma pura coincidência levaria que fosse o cineasta brasileiro Fernando Meirelles a ser convidado para liderar o projecto.
Ele que, em 1996, tinha tentado propor a ideia a Saramago mas, como tantos outros, tinha levado um não como resposta.
A reacção de Saramago
O resultado teve a aprovação de um Saramago emocionado. "Eu já vi o filme, gostei do filme e tenho estranhado estas reacções porque parece que nunca se fez um filme violento. É violento. Tinha de ser", afirmou o Nobel da Literatura.
Saramago no Cinema
É a terceira adaptação ao cinema de uma obra de José Saramago depois de já termos assistido a "A Jangada de Pedra" (George Sluizer) e à curta-metragem de animação "A Maior Flor do Mundo" (Juan Pablo Etcheberry), baseada num conto do escritor e narrada por ele próprio.
Fontes: João Lopes (SIC), Inês Mendes (CM)
Sem comentários:
Enviar um comentário