sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Cinema brasileiro recria "Primo Basílio" de Eça de Queirós (2007)


O realizador brasileiro Daniel Filho adaptou ao cinema, em 2007, o famoso romance de Eça de Queirós "Primo Basílio", sendo a acção transposta para a cidade de São Paulo de 1958.


Sinopse

A história se passa em São Paulo, em 1958. Luísa (Débora Fallabella) é uma jovem romântica, frágil e sonhadora, casada com Jorge (Reynaldo Gianecchini), um engenheiro envolvido na construção da nova capital nacional, Brasília. O casal faz parte da alta sociedade de São Paulo.

Quando Jorge é chamado para Brasília a trabalho, Luísa reencontra seu primo Basílio (Fábio Assunção), sua paixão da juventude. Ela está entediada, sozinha em casa com as empregadas Juliana (Glória Pires) e Joana. Mas seu tédio não dura muito, pois o primo começa a visitá-la. E Basílio é pouco discreto sobre suas intenções e não demora muito para que ele conquiste Luísa com as histórias de suas viagens pela Europa. (...)


Curiosidade

Daniel Filho também dirigiu a mini-série homónima que foi produzida pela Rede Globo em 1988.

Fontes: wikipedia, página oficial

1 comentário:

lwn disse...

http://tv.rtp.pt/noticias/?t=Obra-de-Eca-de-Queiroz-ganha-inedita-versao-musical-em-Sao-Paulo.rtp&article=222753&visual=3&layout=10&tm=4


O espectáculo "O Primo Basílio - O Musical" estreia no próximo dia 05, com uma adaptação da obra pela escritora Francisca Braga que a transporta para a realidade Rio de Janeiro nos anos de 1959 a 1961.

"Foram escolhidas 17 canções da música popular brasileira da época que ajudam muito bem a contar a história do triângulo amoroso de Eça de Queirós", disse à agência Lusa o emcenador do espectáculo.