quarta-feira, 26 de novembro de 2008

"O Cartógrafo do Infante" de Frank G. Slaughter (1957)

Frank G. Slaughter (1908-2001) foi um médico e escritor norte-americano que vendeu mais de 60 milhões de cópias dos seus livros que abordavam frequentemente temas históricos.

Em 1957 publicou "The Mapmaker: A Novel of the Days of Prince Henry the Navigator", um romance histórico que relata as aventuras de um célebre cartógrafo quatrocentista veneziano, André Bianco que ao serviço do Infante Dom Henrique descobriu o continente “para além do Mar Oceano” Atlântico.

Sinopse

Durante anos El-Hakim trabalhou como escravo das galés. Os outros escravos chamavam-lhe o Sábio, porque à noite falava das estrelas e da forma como estas conduziam os barcos até aos lugares mais longínquos.

No decurso de uma dura batalha com uma caravela portuguesa, surge a oportunidade de fuga e, com ela, a possibilidade de assumir a sua verdadeira identidade como André Bianco, o célebre cartógrafo de Veneza.

Mas a sua liberdade não dura muito, já que é capturado e condenado à escravidão perpétua ao serviço do Infante D. Henrique de Portugal. Um homem obcecado pelo mar que reuniu à sua volta um conjunto de astrónomos, navegadores e exploradores.

André Bianco inicia então uma série de longas viagens que lhe trouxeram a fama como navegador e piloto, culminando na reivindicação dos seus direitos e na recuperação dos seus bens.

Fontes: lusotopia, wook, Shvoong

Sem comentários: