quarta-feira, 8 de outubro de 2008

"Saudade" de Katherine Vaz (1994)


"Saudade" é o primeiro romance, publicado aos 30 anos, por esta escritora de ascendência portuguesa, natural da Califórnia, a quem agrada o epíteto de "prima americana" das nossas letras.

O livro é centrado na história de uma família dos Açores, contada ao longo de duas gerações. Clara, a personagem principal, surda-muda, emigra para a América, após a morte da mãe. Aí recuperará a voz, mas a sua vida conhecerá momentos de grande violência, física e psicológica.

Uma narrativa "fantástica", entre o assombro e o fascínio, num jogo de múltiplas realidades, onde se enquadram tradições e lendas portuguesas.

Sobre "Saudade", Vamberto Freitas escreveu que se trata de "uma narrativa que provavelmente irá tornar-se paradigmática entre esta geração de escritores lusófonos residentes ou naturais de países fora da nossa tradição linguística e estética":

Para Vamberto, "Saudade" é "um romance profundamente americano mas que já está a ser ensinado nalgumas das nossas universidades como talvez sendo um dos primeiros exemplos duma nova ou outra literatura portuguesa sem fronteiras e sem complexos europeus, um romance da Diáspora portuguesa (e mundial) da segunda metade deste século”. [século XX]

Fontes: webboom, adiaspora

Outros livros

Na obra de Katherine Vaz é igualmente de destacar o romance "Mariana" (1997), baseado na história de Mariana Alcoforado, e dois livros de contos "Fado and other Portuguese Stories" (1997)e "Lady of the Artichokes and Other Portuguese-American Stories" (2008).

Sem comentários: