sexta-feira, 15 de agosto de 2008

"Imperador de Portugal" de Selma Lagerlof (1914)


Selma Lagerlöf, nascida em Mårbacka, Suécia, em 20 de Novembro de 1858 foi uma escritora sueca que recebeu em 1909 o Prémio Nobel de literatura.

Em 1914 publicou "Kejsarn av Portugallien" ("Imperador de Portugal").

A obra narra a história de um camponês sueco que enlouquece quando a filha se muda para Estocolmo. Na sua loucura, ele pensa que a filha é imperadora de "Portugália", e ele o imperador desse país quimérico.

Sinopse

"Imperador de Portugal" é a história de um pobre camponês da Suécia, que acabou por enlouquecer com o facto de a filha ir para Estocolmo para ganhar o dinheiro necessário ao pagamento de uma dívida de família.

O homem passou a aguardar quase diariamente, no embarcadouro, o regresso da filha. E um dia em que lhe fizeram algumas insinuações sobre os verdadeiros motivos da ausência da menina, Jan declarou:

«Quando a Imperatriz Clara de Portugal chegar aqui ao embarcadouro, com uma coroa de oiro na cabeça… veremos se te atreves a dizer-lhe na cara o que hoje me disseste a mim». A partir de então, o homem tornou-se Johannes de Portugal!



Há quem admita que "O Imperador de Portugal" tenha tido por inspiração a vida de Joshua Abraham Norton, um estranho personagem de San Francisco, que em 1859 se auto-intitulou Norton I, Imperador destes Estados Unidos e Protector do México, chegando a cunhar moeda, a corresponder-se com a Rainha Vitória sendo sempre tratado com deferência pelos seus conterrâneos.

Fonte: Estúdio do livro

O livro foi adaptado ao cinema (em 1925 e 1944) e televisão (em 1992).

"No reino da Quimera" (1925)

Filme mudo realizado em 1925, nos E.U.A., por Victor Sjöstrom, com o título original de "The Tower of Lies", com interpretação de actores de elevado prestígio como Lon Chaney e Norma Shearer.

"Keijsarn av Portugallien" (1944) 

Filme sueco de Gustaf Molander protagonizado por Victor Sjöstrom (que realizara o filme de 1925).

 


"Keijsarn av Portugallien" (1992)

Adaptação para televisão de Lars Molin com interpretações de Ingvar Hirdwall, Gunilla Nyroos, Per Oscarsson e Rolf Lassgärd.

Sem comentários: